16 de fevereiro de 2011

Secretário firma compromisso para ampliar ações de segurança

O vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança e secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Arapiraca., José Soares da Silva, entregou, nesta quarta-feira (16), ao secretário de Estado da Defesa Social, Dário César, o relatório contendo uma série de reivindicações para ampliar a parceria e fortalecer as ações na área de segurança pública em Arapiraca.

O encontro ocorreu no auditório da SDS, em Maceió, e também contou com a presença do procurador de justiça Geraldo Majella Barbosa Pirauá; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Arapiraca), Maurício Fernandes dos Santos; comandante do 3° Batalhão Militar, tenente-coronel Marcos Sampaio; delegado regional Valdeks Pereira; vereador Robério de Lima Ataíde (PRP); presidente do FDLIS, José Lopes; presidente da Associação Comercial de Arapiraca, empresário Regis Jackson, além de representantes do Comitê Estadual do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci) em Alagoas.

Na reunião, que ainda contou com a participação do secretário-adjunto de Segurança Social, José Edson, e coronel Vínícius, diretor de Planejamento da SDS, o procurador de justiça Geraldo Majella Pirauá fez uma breve apresentação do relatório, que tem como pautas as ações visando à redução dos índices de violência, o tráfico de drogas, aumento do efetivo policial, entre outros temas ligados ao fortalecimento da segurança pública em Arapiraca.

No encontro, que durou cerca de duas horas, o secretário de Defesa Social, Dário César, ouviu atentamente a manifestação de cada representante com assento tanto no Conselho de Segurança como no Gabinete de Gestão Integrada de Arapiraca.

Entre os pleitos debatidos no encontro, destacam-se a instalação de seis bases de policiamento comunitário; implantação do Programa de Combate às Drogas na Rede Escolar (Proerd);   responsabilização da custódia de presos provisórios ao sistema prisional, e não à policiais civis, e implantação de uma delegacia especial de combate às drogas.


Estratégias
O secretário Dário César afirmou que reconhece os problemas que a população alagoana vem enfrentando com os índices de violência. Ele garantiu que a cúpula da segurança pública está consciente da difícil tarefa que tem pela frente.

“O patamar de violência registrado no país e, em particular, em nosso Estado, carece de ações de curto, médio e longo prazo. E isso nós vamos implementar”.

Para o secretário, são parcerias como as de Arapiraca, por intermédio do Conselho Municipal de Segurança e do Gabinete de Gestão Integrada, que se conseguem resultados positivos na redução pela violência. “Nós temos perspectivas de melhorias e a responsabilidade é de todos. A participação da sociedade civil organizada é imprescindível neste contexto”, reconheceu Dário César.

Ao final do encontro, o secretário de Defesa Social informou aos membros do Conselho e do Gabinete de Gestão Integrada que todos os pleitos de Arapiraca apresentados na reunião vão ser levados para a oficina de trabalho que o Ministério da Justiça realizará, no mês de março, em Maceió.

Um novo encontro entre a cúpula da secretaria da Defesa Social e representantes do Conselho e Gabinete Integrado de Arapiraca ficou definido para a segunda quinzena de abril, em Arapiraca.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *