Novo matadouro público entra em fase de conclusão
O município de Arapiraca vai ganhar, nos próximos dias, um dos mais modernos matadouros públicos de toda a Região Nordeste.
O novo empreendimento está sendo construído no Sítio Baixa da Hora, entre os povoados Olho d’Água dos Cazuzinhas e o Distrito Industrial.
Os trabalhos estão a cargo da Secretaria de Obras. Neste fim de semana, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) visitou o canteiro de obras do Matadouro Público Regional, acompanhado do superintendente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, e de engenheiros e técnicos da obra.
O empreendimento vai atender Arapiraca e será oferecido aos demais municípios do Agreste. O matadouro terá estrutura de um frigorífico regional, com todos os padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, principalmente com higienização e qualidade de seus equipamentos para o abate de bovinos, suínos, ovinos e caprinos.
A estrutura do matadouro também terá um amplo reservatório, curral, pocilga, subestação de energia, restaurante, cozinha, entre outros departamentos, além dos cuidados com a segurança dos servidores, bem como o trato com a defesa do meio ambiente.
Desativação
Com a entrega do novo matadouro, prevista para o próximo mês de maio, o antigo matadouro público será desativado.
A saída do matadouro é uma reivindicação dos moradores do bairro Cacimbas e adjacências. O prédio será desativado e, como parte do projeto urbanístico do Lago Perucaba, o local será transformado no Teatro Municipal, entre outros equipamentos sociais para o lazer e a cultura dos moradores de Arapiraca e visitantes.