6 de janeiro de 2011

Programa entrega 20 toneladas de alimentos por semana

 

 Secretaria de Agricultura de Arapiraca fortalece a agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA com a modalidade CDLAF ( Compra Direta Local da Agricultura Familiar). O programa do governo federal que conta com a contra-partida da prefeitura atualmente possui 334 agricultores cadastrados que fornecem alimentos para 29 entidades e Restaurante Popular – Jerimum

Segundo o subsecretário de agricultura, Elielton Amaral, o projeto que iniciou em 2006 com 101 agricultores hoje conta com 334. “ A agricultura familiar no município esta sendo fortalecida. Semanalmente o programa entrega 20 toneladas de alimentos. Hortaliças, legumes, feijão, verduras, frutas, farinha de mandioca, broa de fécula de mandioca de milho, bolo de macaxeira, doces em caldas e em corte, mel, ovo de codorna e peixe fazem parte do cardápio de produtos agrícolas que chega a 9.700 pessoas por semana e cerca de 40 mil atendimentos mensais ", afirmou Elielton.

 O diretor de projetos agrícolas, Adriano Alves frisou que o programa é o principal responsável pelas mudanças na rotina dos agricultores familiares. “ Ao inseri-lo de forma participativa no mercado através da comercialização de grande parte do que é produzido em cada propriedade o programa gerou impacto positivo na economia local ao facilitar a produção e escoamento dos produtos, bem como ao movimentar a renda dos agricultores gerando aquecimento da economia local”, destacou Adriano Alves.

O assessor de planejamento, Valdeci Araújo, concluiu afirmando que desde a implantação o projeto alcançou a sua proposta que é fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “ Os beneficiados diretos são tanto as famílias produtoras rurais, quanto entidades sociais e socioassistenciais, creches, escolas da rede municipal, CRAS, restaurante popular e Associações de Moradores – com o programa sopa comunitária. Começamos em 2006 com recursos na ordem de 200 mil reais, neste ano o PAA entrará no quinto com orçamento 2010-2012 de R$ 1,5 milhão. O apoio do prefeito Luciano Barbosa, com certeza, foi fundamental para o sucesso do programa em Arapiraca”, finalizou Valdeci Araújo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *