23 de janeiro de 2011

Doença falciforme é tema de capacitação no CRIA

A Prefeitura de Arapiraca realiza, através da Secretaria de Saúde (Área Técnica de Promoção da Saúde), nesta segunda-feira (24), das 8h às 17h, no Centro de Referência Integrada de Arapiraca – CRIA, a primeira capacitação de 2011 sobre doença falciforme.

O treinamento é direcionado a educadores e agentes comunitários de saúde de Arapiraca.

Segundo Vilma Caetano, coordenadora municipal do programa Saúde da Criança, no primeiro semestre de 2010 foram identificadas 42 crianças com traço falciforme.

A doença é identificada através do teste do pezinho e a principal característica da anemia falciforme é a mutação das hemácias que, ao assumir a forma de “meia lua” ou “foice”, dificultam a oxigenação do sangue pelo corpo, causando fortes dores ósseas, dores na barriga e infecções repetidas que podem levar à morte.

As pessoas que apresentam o traço falciformes crianças receberam de um dos pais o gene para a hemoglobina S e outro gene para hemoglobina A.

“Estas crianças não precisam de tratamento porque a doença não se desenvolverá. A anemia falciforme só de desenvolve quando ambos os pais apresentam traço da doença. No ano passado a Secretaria de Saúde do Município capacitou todos os médicos e enfermeiros da rede, para que não houvesse nenhuma dúvida na identificação e tratamento doença ”, concluiu a coordenadora Vilma Caetano.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *