19 de janeiro de 2011

Dia do farmacêutico é comemorado com diversas ações a população

 

Em comemoração ao dia do farmacêutico, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Farmácia, realiza nesta quinta-feira (20), a partir das 8h, diversas ações para a população de Arapiraca, na Praça Marques da Silva.

Dentre as ações, o público presente poderá medir pressão arterial, coletar glicemia capilar, ser orientado farmaceuticamente, assistir palestra sobre o uso racional dos medicamentos e sobre a nova resolução (RDC44/2010) que trata de medicamentos antimicrobianos (antibióticos).

Farmacêutico

O Dia do farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro. Esse profissional estuda os remédios, cosméticos e alimentos industrializados de modo a garantir sua eficácia e segurança na produção e utilização pelo consumidor. Pode atuar na pesquisa, produção e distribuição dos mesmos, sendo obrigatório o registro no Conselho Regional de Farmácia.

Cuidado com os remédios falsificados

Na hora de comprar remédios, muito cuidado para não adquirir medicamentos similares aos que foram pedidos, de eficácia duvidosa ou ainda falsificados. Não aceite outro no lugar do que está na receita. A não ser que seja um genérico, que é um remédio seguro.

Para se prevenir das falsificações, tome certos cuidados ao comprar remédios como exigir sempre a nota fiscal da farmácia. Nela, deve constar o nome do medicamento e o número do lote. Além de observar a bula que não pode ser uma cópia xerox. Se não for original, não compre o remédio.

Confira também se na embalagem do remédio constam a data de validade do produto, se ele está bem impresso e pode ser lido facilmente, se há rasuras ou informação rasgada ou apagada.

Nos remédios líquidos, é obrigatório constar o nome do farmacêutico responsável pela fabricação e o número de sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia logo no rótulo. E no caso de soros e xaropes, devem vir, obrigatoriamente, com lacre.

Ao adquirir uma nova caixa de um produto que você está acostumado a usar, preste atenção na cor, forma, tamanho e gosto. Se estiverem alterados, não compre. Recorra ao farmacêutico responsável, em caso de dúvida.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *