Arapiraca gerou 4.886 empregos na construção civil em 2010
O aquecido mercado imobiliário em Arapiraca registrou, de janeiro a outubro do ano passado, a geração de 4.886 novos postos de trabalho.
A informação é da União dos Trabalhadores da Construção Civil do Agreste (Uteagri). A entidade existe há dez anos e possui representação em Maceió e nas cidades de Delmiro Gouveia, Craíbas e Girau do Ponciano.
De acordo com o levantamento feito pela Uteagri, Arapiraca foi o município que, proporcionalmente, liderou, em 2010, a oferta de empregos na construção civil em todo o Estado de Alagoas.
Com a ampliação dos postos de trabalho, o setor já contabiliza a geração de 6.586 empregos na área da construção civil.
“Tudo isso é fruto da expansão do mercado imobiliário e, também, da série de obras que a Prefeitura de Arapiraca está realizando em parceria com o governo federal e iniciativa privada”, revelou o presidente José Dionísio.
Ele adiantou que, por conta disso, a entidade vem ofertando cursos para a qualificação de mão-de-obra, além de possibilitar o acesso de novos profissionais no mercado de trabalho.
Construção de 10 mil casas
Por meio de parcerias firmadas entre a Prefeitura, governo federal, através do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, com a participação da iniciativa privada, nos últimos seis anos já foram construídas mais de dez mil moradias no município.
A maior parte das moradias é voltada para famílias de trabalhadores de baixa renda, com a implantação de programas habitacionais, a exemplo do Minha Casa, Minha Vida.
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB), com o apoio do senador Renan Calheiros (PMDB), garantiu recursos no valor de R$ 70 milhões para um megaprojeto urbanístico na comunidade de Olho d`Água dos Cazuzinhas.
Como parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, o município está sendo beneficiado com a construção de mais 1.900 unidades habitacionais no condomínio residencial Brisa do Lago.
O prefeito Luciano Barbosa está acompanhando de perto a execução das obras, que tiveram início em abril do ano passado.
O novo condomínio residencial de Arapiraca inclui a construção das 1.900 casas populares; uma escola de tempo integral com dois mil metros quadrados de área; creche; posto de saúde; uma unidade do CRAS, área de lazer com campo de futebol e parque infantil, além de bosque e até centro comercial.
O projeto urbanístico está sendo implantado em uma área com 70 hectares. Cada unidade habitacional terá dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços.
O conjunto habitacional também será dotado de ruas pavimentadas, moderno sistema de drenagem e iluminação, bem como abastecimento de água potável.
O megaempreendimento é o primeiro do gênero em Alagoas e está a cargo da empresa Engenharq, com a geração de cerca de mil empregos diretos no município de Arapiraca.
Verticalização
Além das famílias de baixa renda, a classe média também está sendo beneficiada com a ampliação dos programas habitacionais no município. No fim do ano passado, o prefeito Luciano Barbosa participou do lançamento do Espace Residencial- um condomínio que terá seis prédios, sendo cada um com 16 andares, totalizando 480 apartamentos.
O novo condomínio residencial de Arapiraca será construído em uma área de cinco mil metros quadrados, onde funcionava a casa de shows Espace,o bairro Santa Esmeralda.
O investimento está a cargo da Ouro Verde Construções em parceria com a Contrato Engenharia, Caixa Econômica Federal e Corretora Soares Nobre. As obras deverão ser iniciadas nos próximos dias, com prazo de conclusão em três anos.