22 de dezembro de 2010

Revista mostra avanços da saúde em Arapiraca

O trabalho de humanização e das ações continuadas de melhoria no atendimento à população foram apresentados, na manhã desta quarta-feira (22), com o lançamento da revista “Experiências Exitosas em Saúde no Município de Arapiraca”.

A solenidade ocorreu no salão nobre do Centro Administrativo Municipal, e contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB); da secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes; da diretora da Assessoria de Gestão Estratégica e Participativa (ASGEP), Cléa Núbia França; do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Barbosa, o Barbosinha, e do médico Delano Evangelista, além de conselheiros municipais de saúde e de profissionais que trabalham no sistema público em Arapiraca.

Durante a cerimônia, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde pela iniciativa da publicação da revista. “Arapiraca tem sido um exemplo e referência na gestão pública de saúde. Vocês fazem muito, mas era preciso mostrar o tudo que está sendo feito, juntamente com a participação dos conselhos municipal e local”, destacou.

O prefeito disse, na oportunidade, que a revista deve servir de guia para as próximas ações que serão adotadas em benefício da melhoria da saúde pública em Arapiraca. “Essa publicação nos enche de orgulho e reflete o sucesso das práticas humanizadas no atendimento à população do nosso município”, afirmou Luciano Barbosa.

Cartilha

Ainda durante a solenidade, a secretária Aurélia Fernandes apresentou a Cartilha do Conselho Municipal de Saúde. “Hoje é um dia muito importante para todos nós. Graças ao apoio do prefeito Luciano Barbosa estamos conseguindo avançar nas políticas públicas de saúde a favor da população, e, com isso, mostrar à sociedade o que já foi feito nesses últimos anos”, salientou.

Aurélia Fernandes observou que seria necessário, segundo ela, a publicação de um livro com pelo menos 500 páginas para relatar tudo o que tem sido feito em prol da saúde pública em Arapiraca. “Temos recebido poucos recursos, mas acredito que avançamos bastante na prevenção, combate a doenças e, acima de tudo, na humanização e atendimento à população”, completou ela.

A diretora da Assessoria de Gestão Estratégica e Participativa (ASGEP), Cléa Núbia França, explicou, na ocasião, que o comprometimento dos profissionais de saúde foi fator determinante para o sucesso da gestão. “Também estamos lançando a cartilha do Conselho Municipal de Saúde, que servirá para ampliar a capacitação e disseminar as informações na gestão participativa da saúde em nosso município”, acrescentou Cléa Núbia França.

 

Município ganha 40ª unidade de saúde

UBS do Baixão atenderá mais de 2.500 famílias

 

 

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, irão entregar à população de Arapiraca, nesta quinta-feira (23), a 40ª unidade de saúde do município.

A nova unidade está localizada no bairro Baixão e vai atender mais de 2.500 famílias. A

inauguração tem início marcado para as nove horas e também contará com a presença de lideranças comunitárias e das equipes que irão atuar na comunidade.

De acordo com a secretária Aurélia Fernandes, com a inauguração daUBS do Baixão, o município passa a contar com 40 unidade, sendo 30 de atendimento básico e outras dez unidades com atendimento especializado em saúde.

A UBS do Baixão terá duas equipes de PSF ( Programa Saúde da Família) e composta por médicos, enfermeiros e dentista, além de enfermeiros, auxiliar de enfermagem, auxiliar de consultório dentário e agentes de saúde.

O local contará com salas para vacina, curativos, nebulização, citologia, teste do pezinho e sala de farmácia. A estimativa é que 2.500 famílias sejam atendidas, o horário de funcionamento será das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Aurélia Fernandes também adiantou que a unidade funcionará em prédio alugado, uma vez que o prefeito Luciano Barbosa já autorizou abertura de licitação para a construção de uma ampla e moderna unidade de saúde na base da nova arquibancada de alvenaria, em substituição à arquibancada metálica no Estádio Municipal.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *