Museu Zezito Guedes registra visitação recorde
No dia 29 de outubro, durante as festividades em comemoração aos 86 anos da Emancipação Política de Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) reinaugurou o Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, Centro, funcionando no Centro de Apoio a Educação Integral.
Após mais de um mês da reabertura, o museu, em plena atividade, já recebeu a visita de mais de 1300 pessoas que puderam viajar através do tempo na história de Arapiraca, contada em nossos painéis. A diretora do museu, Kyka Tenório, destacou a importância do espaço.
“Temos como missão, pesquisar, resgatar, documentar, preservar, difundir e atualizar o riquíssimo patrimônio cultural material e imaterial de Arapiraca e região. Esse museu é o primeiro de Arapiraca e com certeza segue retratando tudo que foi e é importante para nosso município”, falou a diretora.
O Museu se constitui como referencial na museologia contemporânea reconhecendo sua função educativa, onde além do espaço de exposições permanentes com um acervo composto de objetos e fotografias, registro da vida e obras de Zezito Guedes, origem e formação sociocultural da cidade de Arapiraca, baseado na obra Arapiraca Através do Tempo, de autoria do então patrono do museu o historiador, folclorista e escultor, Zezito Guedes.
O local ainda conta com um amplo espaço para exposições temporárias, e uma sala multimídia, destinada a exibição de documentário do acervo próprio e outros, palestras e oficinas sobre assuntos literários, histórico e cultural, geral e regional, que visem à difusão da cultura. Para que visitantes e pesquisadores, tenham a oportunidade de descobrir, questionar e construir, através dos registros museológicos, o surgimento da cidade de Arapiraca, vida e obra de Zezito Guedes e regionalismo cultural.