4 de novembro de 2010

Vigilância orienta sobre resolução para venda de antibióticos

A Resolução RDC 44/10 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece um novo regulamento para o receituário e venda de antobióticos será tema de palestra, na próxima quinta-feira (11), em Arapiraca.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária e Divisão de Medicamentos, e será destinado a médicos, farmacêuticos e odontólogos que atuam em Arapiraca e, também, em outras cidades da região.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal, Walquíria Bastos, a palestra ocorrerá a partir das 19h30, no auditório do Centro de Referência, Integrado de Assistência em Saúde (CRIA), sob a orientação do farmacêutico Saulo José Sales.

Além da RDC 44/10, a palestra abordará o Sistema de Monitoramento de Serviços Farmacêuticos (SMSF), Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), a ‘empurroterapia’ e o Selo de Segurança para os medicamentos.

A nova resolução da Anvisa estabelece que os antibióticos vendidos em farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias. A primeira fica retida no estabelecimento e a segunda devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento.

Ainda de acordo com a resolução, a retenção das receitas dos antobióticos será obrigatória a partir de 28 de novembro de 2010, e a nova norma também definiu o novo prazo de validade de dez dias para as receitas.

O prazo para que as farmácias iniciem esse registro e concluam a adesão ao sistema é de 180 dias. Mais informações pelo telefone: (82) 3529-2858.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *