18 de novembro de 2010

Cerest promove seminário voltado a indústria moveleira

 

A Secretaria de Saúde de Arapiraca, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, realizou nesta quarta-feira(17), a abertura do Seminário Sobre Saúde e Segurança no Trabalho na Indústria Moveleira do Agreste Alagoano. O evento que aconteceu no auditório do Fórum Desembargador Orlando Manso reuniu pesquisadores da FUNDACENTRO, representantes do SEBRAE, UFAL, Procuradoria do Trabalho, Integrantes do APL de Móveis, universitários do curso de assistência social, profissionais da área e convidados.

O Seminário teve como principal objetivo socializar a temática “ saúde e segurança no trabalho” junto ao setor moveleiro do agreste alagoano, bem como lançar materiais educativos (vídeo e história em quadrinhos ) sobre o tema. O evento também serviu para divulgar ações do projeto “ Segurança Saúde das Micro e Pequenas Indústrias de Móveis” coordenado pela FUNDACENTRO/ PE, em parceria com CEREST/ Arapiraca, Sebrae e a UNEAL.

 A programação de palestras contou com as apresentações:: O APL de Móveis do Agreste e sua interface com as questões de saúde, segurança e meio ambiente, ministrada pelo gestor do APL de Móveis do Agreste José Gilson Melo; radiografia dos agentes nocivos à saúde na indústria moveleira e seus impactos no meio ambiente, ministrada por José Gilson Melo e Luiz Antônio de Melo, pesquisador da FUNDACENTRO; O papel do ministério públicos frente à proteção do meio ambiente do trabalho, ministrado por Rodrigo Rafael de Alencar, procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho.

 

 

O enceramento das atividades do primeiro dia do seminário contou com a apresentação da palestra “ Aspectos trabalhistas e da contratação de mão-de-obra a serem observados pelas empresas”, inistrada por César Tamanini, auditor-fiscal do Trabalho da SRTE/AL. O Seminário processe nesta quinta-feira a partir das 19h. Segundo a coordenadora do Cerest/ Arapiraca, Sandra Márcia o sucesso do evento deve-se em grande parte ao apoio dado pelo prefeito Luciano Barbosa, por proporcionar a equipe do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador condições para efetivamente realizar ações voltadas a melhoria da qualidade de vida nos trabalhadores arapiraquenses em suas respectivas áreas de atuação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *