27 de novembro de 2010

Arapiraca na luta contra o diabetes

 

Por meio de parceria entre a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade sediou, na noite da última sexta-feira (26), o lançamento do programa “Do olho ao pé”.

A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Referência Integrado de Assistência em Saúde (CRIA), localizado no bairro Santa Edwiges, ao lado do Centro Administrativo Municipal.

Especialistas também estiveram de plantão das 14h às 18h na Unimed Metropolitana do Agreste para atender os pacientes do plano.

 

O evento contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes; o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o médico alagoano Guilherme Pita; a presidente regional da SBACV, Lídia Clotildes; o coordenador do projeto, Felipe Amorim; a coordenadora do Programa de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Ramalho, e a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde de Arapiraca, Evelen Pinheiro.

Também participaram da solenidade, a coordenadora do Sistema HiperDia em Arapiraca, Michellyne Negrão; o vice-presidente da Unimed Metropolitana do Agreste, Ulisses Pereira; o procurador de Justiça Geraldo Magela Pirauá, e o representante do Conselho Municipal de Saúde, Benedito Lima.

 

Ainda na noite de sexta-feira, médicos, enfermeiros e agentes de saúde participaram de palestras sobre as doenças nos olhos causadas pelo diabetes e informações de diagnóstico e tratamento do pé diabético, que se caracteriza por feridas que, se não tratadas, podem levar a perda dos membros.

Como palestrantes da noite, a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, enfatizou a questão da assistência ao paciente com diabetes no município, e, na oportunidade, revelou a intenção do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) implantar o primeiro ambulatório do pé diabético em Alagoas.

O renomado cirurgião vascular Jackson Oliveira Caiafa veio ao município para proferir palestra acerca da atenção ao pé diabético.  

 

Mutirão

Na manhã de sábado (27), os médicos realizaram atendimento aberto ao público e gratuito, das 9h às 17h, no 5º Centro de Saúde de Arapiraca. O prefeito Luciano Barbosa esteve no local para acompanhar de perto as ações desenvolvidas com a população de Arapiraca.

De acordo com a presidente da regional Alagoas da SBACV, Lídia Clotildes, alguns pacientes só descobrem que têm diabetes quando procuram ajuda em hospital para tratar de uma ferida no pé que não cicatriza. “Esse atraso em busca do tratamento pode levar a amputação de parte do pé ou da perna”, afirma. Lídia explica ainda que um dos sintomas mais comum é a insensibilidade nos pés. “Por isto os pés precisam ser examinados diariamente, pois podem ser machucados sem que se perceba”, diz.

A SBACV quer alertar a população de que o nível elevado de açúcar no sangue pode afetar nervos e a circulação sanguínea das pernas. A lesão dos nervos pode causar formigamentos, agulhadas, queimação e até insensibilidade dos pés. As lesões podem piorar e se infectar, o que pode levar a amputação de pés e pernas. 

A próxima ação da SBACV será realizada na cidade de Macapá, no Estado do Amapá.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *