30 de outubro de 2010

Desfile encerra a festa dos 86 anos de Arapiraca

 

A Prefeitura de Arapiraca encerrou, neste sábado (30) as comemorações dos 86 anos de emancipação política do município com um desfile emocionante, que contou com a participação de milhares de alunos, professores e servidores das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Com o tema “Construindo uma cultura de paz nas escolas e na sociedade”, a Secretaria Municipal de Educação organizou um desfile no qual as escolas apresentaram carros alegóricos e fantasias contando a história de personalidades que se destacaram no Brasil e no exterior pela luta em defesa da paz, a exemplo de Irmã Dulce, Chiara Lubich, Dalai Lama, Chico Xavier, Papa João Paulo II, entre outros pacifistas.

O cortejo saiu da Rua 30 de Outubro, percorrendo as ruas centrais da cidade até a Rua Estudante José de Oliveira Leite.

 O prefeito Luciano Barbosa (PMDB), acompanhado do deputado estadual Ricardo Nezinho, inicialmente passou em revista às tropas militares, com o apoio do comandante do 7º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente-coronel Orisvaldo Lima, e do representante do Exército Brasileiro, sargento Eucares De Pietro.

Em seguida, o prefeito seguiu para o palanque oficial montado no Largo Dom Fernando Gomes, para acompanhar o início do desfile. O evento também contou com a presença da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto e da ex-prefeita de Arapiraca e deputada federal eleita Célia Rocha, além de secretários municipais de governo; monsenhor Aldo Brandão e representantes dos diversos segmentos da sociedade local.

As ruas centrais da cidade ficaram completamente lotadas com um público estimado 50 mil pessoas acompanhando o desfile, que mobilizou policiais e viaturas da PM, Exército e Corpo de Bombeiros e cerca de quatro mil alunos de 28 instituições de ensino, incluindo 15 escolas da rede municipal e duas da rede estadual, além de quatro da rede particular de ensino.

O desfile emocionou o público pelo envolvimento dos alunos e pelo rico figurino levado à avenida, onde também foi colocado um trio elétrico para divulgar o som das bandas de fanfarra que passavam pelo palanque oficial.

Como ponto alto do cortejo das comemorações dos 86 anos de Arapiraca, o Centro de Medicina e Reabilitação Física (Cemfra) chamou a atenção do público com uma banda de fanfarra formada por portadores de deficiência física, além do desfile dos bonecos gigantes da Turma do Biribinha.

Uma aluna da Escola Nossa Senhora de Lourdes entregou um buquê de flores ao prefeito Luciano Barbosa, e a Escola Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, fez uma homenagem a Célia Rocha.

O ex-secretário de Educação, Mário César Fontes também foi lembrado durante o desfile.

Após a apresentação da última escola, o prefeito Luciano Barbosa foi até a avenida e saiu em caminhada juntamente com a equipe da Secretaria de Educação. A animação tomou conta do público, que ao som da banda de fanfarra da Escola Djalma Mateus Santana deu um espetáculo à parte no encerramento da festa, que foi considerada a mais contagiante da história dos 86 anos de Arapiraca.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *