30 de outubro de 2010

Artistas e moradores festejam nova da Praça da Prefeitura

Em noite festiva, com caminhada de seresteiros pelas ruas centrais da cidade, apresentações de grupo populares, a exemplo do coco-de-roda do Nelson Rosa e das destaladeiras de fumo do Sítio Fernandes, foi reinaugurada, nesta sexta-feira (29), a nova Praça Luiz Pereira Lima, a conhecida Praça da Prefeitura.

O espaço foi revitalizado com aplicação de recursos da própria municipalidade e ganhou uma concha acústica com arquibancadas de alvenaria e palco para apresentações artísticas, além de camarins, amplo projeto paisagístico com jardins, bancos, pistas para caminhadas, inclusive com piso tátil para portadores de deficiência física e visual.

A prefeitura também inovou com uma decoração especial na concha acústica com peças de mosaico produzidas pela artista plástica Marta Arruda e artesãos do Conjunto Jardim das Paineiras.

A praça ainda recebeu um moderno sistema de iluminação com 53 refletores, com pétalas com lâmpadas de sódio de 250 e 150W.   

Após a chegada dos artistas locais e da comitiva com as autoridades, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), acompanhado do secretário municipal de Cultura e Turismo, Arnaldo Rocha; da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto; secretária de Governo, Rita Nunes; do diretor da Casa da Cultura, Manoel Tenório, e do presidente da Facomar, Braz Farias, Luciano fez a entrega oficial da praça. 

Bastante emocionado, o comerciante Antônio Limeira, que é portador de deficiência visual e vende lanches há 49 anos na praça, agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa pela entrega de um quiosque para comercializar os seus produtos.

Em seu pronunciamento, o prefeito destacou o empenho dos engenheiros, arquitetos, urbanistas pelo trabalho realizado na revitalização da praça.

Ainda durante sua fala, Luciano Barbosa entregou uma placa de agradecimento ao escritor, folclorista e escultor Zezito Guedes pelo apoio à cultura de Arapiraca.

Em seguida, prefeito e comitiva seguiram para uma visitação ao Museu Zezito Guedes, acompanhados da diretora do museu Kika Souza e de familiares do homenageado.

O espaço cultural foi inaugurado no prédio da antiga secretaria de finanças, que manteve sua arquitetura original. O local agora abriga exposição de painéis com a história de Arapiraca, peças produzidas pelo artista plástico, um livro digital contando os principais fatos dos 86 anos do município, além de utensílios utilizados pelo artista e monóculos com fotografias antigas da cidade, entre outras relíquias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *