Portadores de necessidades debatem acessibilidade em eventos
A abertura oficial da II Semana de Acessibilidade do Agreste aconteceu nesta quarta-feira (08), no auditório do CRIA e contou com a presença da secretária de Governo Rita Nunes e das secretárias de Educação Ana Valéria e Aurélia Magna Fernandes da pasta da Saúde. O evento também contou com representantes da SEDUH, UFAL, Cemfra, 5ª CRE, Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social – Núcleo de Apoio a Pessoa com Deficiência e da Presidente da Associação dos Portadores de Deficiência de Caruaru / PE.
O Presidente da ADFMA, Adriano Targino citou a importância do evento para sensibilizar a população com referência a necessidade de proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, além de idosos, gestantes e obesos. “ A questão da acessibilidade é muito mais ampla do a construção de rampas de acesso para cadeirantes, ou colocação de sinalização de piso e sonora para deficientes visuais, temos que mostrar que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida são capazes de desenvolver suas atividades pessoais e profissionais se todos nós enquanto cidadãos tivermos consciência desses direitos”, finalizou Targino.
O evento também contou com palestra de Marcos Fontes, diretor do Centro de Medicina Física e Reabilitação, da terapeuta ocupacional Janaina Di Cassia e da fisioterapeuta Melba Melissa. O trio apresentou o trabalho desenvolvido pelo CEMFRA e o projeto de tecnologia assistida voltada ao âmbito escolar, que tem como principal objetivo adaptar carteiras escolares para total inclusão de alunos com necessidades especiais em salas de aula.
A última palestra do evento foi ministrada por Júnior Tavares, representante da UFAL, que apresentou o trabalho acadêmico dos universitários sobre soluções de acessibilidade. A programação da II Semana de Acessibilidade do Agreste prossegue na quinta-feira(09), com palestras na UFAL no período da manhã e na UNEAL a partir das 19h30. Na sexta-feira (10), na pauta do evento está prevista uma caminhada de sensibilização para acessibilidade. O local de concentração será na praça Marques da Silva, a partir das 08h. As atividades encerram no sábado(11) com a divulgação da II Semana de Acessibilidade do Agreste durante a realização do jogo Asa x Bragantino.