15 de setembro de 2010

Luciano assina ordem de serviços para construção de planetário

 

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) assinou, na manhã desta quarta-feira (15), a ordem de serviços para construção do Planetário de Arapiraca e da terceira unidade do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral do município.

A solenidade ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença dos secretários de Obras e Viação, Moyses Montenegro, e de Educação, Ana Valéria Peixoto, além do representante da Construtora Uchôa, engenheiro Ranieri Bruno, bem como de secretários de governo e representantes dos diversos segmentos da sociedade de Arapiraca.

Durante a assinatura da ordem de serviços, o prefeito Luciano Barbosa disse que pretende firmar parcerias com a Ufal e Uneal, a fim de que o planetário de Arapiraca seja utilizado todos os dias para atividades acadêmicas e de pesquisas com a participação de alunos da rede municipal de ensino.

Luciano Barbosa lembrou ainda que, no início deste ano, a prefeitura adquiriu um planetário móvel. O equipamento que já está sendo utilizado pelos professores nas atividades com alunos nas escolas do município.  

"Agora, com a chegada do planetário, os moradores e visitantes terão mais um local e uma importante opção de lazer nos fins de semana", acrescentou.

Observatório

O Planetário de Arapiraca é o primeiro do gênero em Alagoas e será construído em uma área de 500 metros quadrados no Lago Perucaba.

A obra está orçada em R$ 1,3 milhão, com recursos provenientes do Fundeb e contrapartida da prefeitura. O espaço terá moderno telescópio, cúpula para observação do céu, salas de aula, auditório, mirante, estacionamento e área verde. No local também será criado o Clube de Astronomia de Arapiraca.

Centro de Convenções

Ainda durante a solenidade, o prefeito Luciano Barbosa revelou que na próxima semana serão abertos os editais para construção do Centro de Convenções e do Complexo Turístico do Morro Santo da Maçaranduba.

O projeto prevê a construção de igreja, santuário, velário, escadarias, observatório astronômico, dois salões de eventos, cidade cenográfica, espaços multiuso, restaurante, banheiros e amplo estacionamento em uma área com mais de 90 mil metros quadrados.

A proposta é dotar o espaço do Morro Santo da Maçaranduba de moderna infraestrutura para apresentação do espetáculo da Paixão de Cristo e, também, de outras atividades artísticas e culturais o ano inteiro em Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *