20 de setembro de 2010

Arapiraca obtém resultados positivos com gestão ambiental

Modelo de gestão ambiental é exemplo para o Brasil

 

 

Com o objetivo de conciliar as boas práticas administrativas e a proteção à natureza, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), implantou a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Lançada no fim de agosto, em parceria com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, a Agenda Ambiental A3P foi apresentada em seminário e, na ocasião, os gestores assinaram o termo de adesão da Prefeitura de Arapiraca com o Ministério do Meio Ambiente.

Com essa iniciativa, Arapiraca é o primeiro município de Alagoas e um dos pioneiros no Brasil a aderir à agenda ambiental.

A iniciativa ganhou repercussão positiva no Ministério do Meio Ambiente, que destacou a adoção f práticas avançadas nas questões ambientais.

O município já conta, há vários anos, com a Agenda 21, que é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Com isso, toda madeira utilizada nas construções públicas da cidade têm de apresentar certificado de origem, bem como as lâmpadas com grande teor de mercúrio estão num processo de substituição por lâmpadas mais eficientes.

Consciência

No Centro Administrativo Municipal foi implantado do Programa de Eficiência Energética, que já resultou numa economia de 42% na conta de luz do município.

Os servidores públicos estão participando, periodicamente, de cursos de capacitação voltados para a questão ambiental, com a participação do consultor José Queiroz. Os funcionários públicos iniciam campanha de eliminação do copo plástico de água e café.

Arapiraca também vem adotando outro programa pioneiro, com a substituição de sacolas plásticas por sacolas retornáveis de tecido.

Por outro lado, no município está sendo preparada uma lei determinando que, a partir do ano de 2014, será proibido o uso de sacolas plásticas na cidade.

Seguindo uma determinação do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), as obras do saneamento básico e do aterro sanitário, bem como a coleta seletiva já estão avançando no município.

“Essas atitudes melhoram a auto-estima dos servidores e mostram que é possível estabelecermos uma agenda positiva em Alagoas”, destacou José Queiroz.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *