22 de setembro de 2010

Arapiraca é a Capital da Poesia, Repente e Viola

 

 

A cidade de Arapiraca se transformou, ontem, na capital nordestina da cultura popular, com a abertura da oitava edição do Festival da Poesia, do Repente e da Viola.

Artistas populares de toda a região começaram a se apresentar no palco da Concha Acústica do Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves, no Parque Ceci Cunha, no centro da cidade.

O evento foi aberto oficialmente com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), e do secretário-adjunto da Cultura e Turismo, Júnior Silveira, o Júnior Biribinha.

Também estiveram presentes, o presidente da Federação das Associações de Moradores (Facomar), Brás Antônio de Farias; deputado estadual Ricardo Nezinho; vereadora Graça Lisboa; diretor da Casa da Cultura, Manoel Tenório, além do secretário de Limpeza, Josenildo de Souza, entre outras autoridades.

Durante a abertura do festival, o prefeito Luciano Barbosa reafirmou o compromisso de fortalecer a cultura no município, com a realização de eventos e projetos voltados para o resgate das tradições populares de Arapiraca e da região. "Com o apoio da sociedade e apoio dos artistas, estamos consolidando o festival no calendário cultural e de eventos em todo o Brasil", frisou o prefeito.

O presidente da Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas, João Procópio, elogiou a iniciativa do evento, lembrando que o prefeito Luciano Barbosa idealizou o festival, há mais de dez anos, quando ainda era secretário de Educação de Arapiraca.

O festival prossegue neste fim de semana, com as apresentações dos artistas populares na concha acústica montada no Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves, reunindo violeiros, emboladores e coquistas de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Dentre as atrações de renome nacional, o festival contará com apresentação de Ivanildo Vilanova.

 

Como novidade deste ano está a parceria entre a Secretaria de Cultura de Turismo e a Secretaria de Assistência Social. O projeto desenvolvido por ambas irá levar às escolas das áreas atendidas pelas sete unidades dos CRAS ( Centro de Referência em Assistência Social).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *