14 de agosto de 2010

Crianças recebem segunda dose contra paralisia

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, acompanharam, neste sábado (14), os trabalhos dos profissionais de saúde no Dia D da campanha de vacinação contra a paralisia infantil no município.

A abertura dos trabalhos ocorreu no prédio do 1º Centro de Saúde, localizado no bairro São Luís, e mobilizou enfermeiros, enfermeiras, agentes de saúde e servidores públicos.

A campanha teve início no último dia nove, nos postos de saúde da área urbana e da zona rural de Arapiraca. A meta é vacinar com a segunda dose mais de 20 mil crianças até cinco anos de idade.

 O tema desta etapa é "Não vai esquecer a segunda dose, hein?". A meta da secretaria é imunizar mais de 95% das crianças. A primeira etapa, ocorrida em junho deste ano, o município de Arapiraca registrou cobertura vacinal de 89,28% de um total de 20.904 crianças menores de cinco anos de idade.

Dados do Ministério da Saúde revelam que desde o ano de 1989 não são registrados casos de poliomielite no Brasil.

A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde se estenderá até o dia 20 de agosto, em Arapiraca, com a intensificação da vacinação nos postos fixos e volantes em toda a cidade.

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *