Arapiraca sedia Fórum de Gestão Pública do TCE/AL
Prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e secretários de Finanças de 14 municípios do Agreste e Sertão de Alagoas estão participando, nesta quarta-feira (18), no Levinos Hall, no bairro Novo Horizonte, das atividades do 1º Fórum de Gestão Pública – Desmistificando o papel do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL).
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) participou da abertura dos trabalhos ao lado do presidente do TCE/AL, conselheiro Isnaldo Bulhões.
O evento reúne gestores públicos dos municípios de Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Craíbas, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Jaramataia, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Minador do Negrão, Olivença, Olho d’Água das Flores, Monteirópolis e Traipu, que integram o 4º grupo de seminário promovido pelo Tribunal de Contas.
A etapa de Arapiraca é a quarta do seminário promovido pelo TCE/AL no interior do Estado, com o objetivo de esclarecer o trabalho desenvolvido pelo órgão fiscalizador e pela lisura das contas públicas, aproximando Tribunal e sociedade.
Em seu pronunciamento, o presidente Isnaldo Bulhões elogiou o trabalho desenvolvido pelo prefeito Luciano Barbosa, a quem chamou de administrador brilhante.
“O Tribunal de Contas tem a tarefa de, primeiramente, orientar os gestores públicos para, em seguida, cobrar e fiscalizar a aplicação das leis e da prestação de contas”, explicou Bulhões.
O prefeito Luciano Barbosa destacou a conduta do Tribunal de Contas e a importância dos seminários para a orientação dos gestores públicos. Ele adiantou que o município de Arapiraca já disponibiliza no site da prefeitura as informações acerca das licitações e dos pregões realizados, a fim de socializar ainda mais as informações referentes às contas públicas.
“Esse evento tem caráter educativo e preventivo para evitar que os gestores cometam algum tipo de equívoco na prestação de contas”, acrescentou o prefeito Luciano Barbosa.
Até o momento o TCE já realizou seminários nos municípios de Maragogi, União dos Palmares e Penedo. O Tribunal de Contas ainda promoverá encontros com gestores públicos nos municípios de Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema até o próximo mês de setembro.