São João de Arapiraca se consolida como o melhor de Alagoas
A última noite do São João de Arapiraca levou para o grande público tudo que rolou nas 26 noites do Arraiá da Integração. Quadrilhas Juninas se apresentando no palhoção, musica pé-de-serra e muito forró animou aos mais de 20 mil presentes na noite desta terça-feira (30), no Lago da Perucaba.
A oitava edição do Arraiá de Arapiraca foi uma promoção da Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), de empresas privadas do município e do senador Renan Calheiros (PMDB).
O megaevento junino foi aberto oficialmente no dia 04 de junho e durante sua programação teve shows musicais, apresentações artísticas, desfile de carroças de burro e concursos de quadrilhas junina, entre outras atrações que movimentaram moradores e turistas de várias regiões de Alagoas e de outros Estados nordestinos.
Concurso de Quadrilhas
Desde o último dia 20, quadrilhas juninas matutas e estilizadas se apresentaram no Palhoção montado no Lago da Perucaba. Ao todo passaram pelo espaço mais de 30 quadrilhas, que com brilho e muita animação levantaram o público da arquibancada.
Na categoria matuta, a grande vencedora foi a “Pisoteio” de Batingas, seguida por “Cacimbas Quente”, “Matuto Arrochado” e “Gonzagão”.
Já na categoria estilizada, pelo quarto ano consecutivo, a “Luar do Sertão” de Maceió ficou com o maior prêmio. A “Canarraiá” – que representou Alagoas na final do Concurso Regional de Caruaru – ficou com a segunda colocação. A quadrilha “Asa Branca” de Atalaia terminou em terceiro. A “Lengo Tengo” e “Junina Tradição” encerraram a classificação da final.
Shows
Os shows no Lago da Perucaba também foram uma atração a parte do São João de Arapiraca. Nos onze dias de festa no Lago da Perucaba, o público curtiu, cantou e dançou aos sucessos de Ivaldo Maceió, Forró dos Plays, Forró Invocado, Jorge de Altinho, Baby Som, Eliane, Alves Correia, Expresso Forronejo, José Orlando, Magnificos, Karisma e tantas outras atrações.
A última noite começou com a banda Mandacarú que animou o público com o forró regional. Logo depois, foi a vez do Forró do Tchê não deixar ninguém parado. A atração final ficou por conta do canto Mano Walter que cantou seus maiores sucessos.
Mercado do Artesanato
O São João de Arapiraca também teve o forró pé-de-serra. Na concha acústica do Mercado do Artesanato, o público apaixonado pelo forró regional curtiu David e Seu Regional. Sertanejos do Forró, Severino do Papel, Zé Paulo Sanfoneiro, Zeza da Sanfona, Família Moreira, Edgar do Acordeon, entre muitas outras atrações.
Concurso de Resgate à Cultura Junina
O tradicional Concurso de Resgate à Cultura Junina mais uma vez foi um sucesso. Este ano, a disputa contou com 40 comunidades participando e interagindo com o público. Foram 26 bairros da Zona Urbana e 14 da Zona Rural.
Em uma eleição bastante acirrada, a comunidade de Gruta D’água venceu na Zona Rural e conquistou um título inédito. A diferença da primeira coloca para a terceira foi de apenas um ponto. Os dois arraiás de Batingas estão entre as vencedoras, assim como Cajarana e Taboquinha.
Diferentemente da Zona Rural, o Concurso na Zona Urbana teve um campeão com uma boa margem de diferença para o segundo colocado, ou melhor, para os segundos colocados, já que duas comunidades empataram e vão dividir o prêmio. A primeira colocação ficou com Lengo Tengo, seguida pelo Tire o Pé do Chão, Santa Edwiges, Zélia Barbosa, Canarraiá e Mangabeiras.