17 de junho de 2010

Planejamento quer socializar modelo de gestão de Arapiraca

O Ministério do Planejamento pretende socializar para todo o País a experiência bem-sucedida da Prefeitura de Arapiraca, com a adoção de tecnologias na área da gestão pública.

Por meio do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo), a administração municipal já adota o programa de software livre (Linux) em mais de 90% das secretarias e demais departamentos da prefeitura, que já dispõe de 1.300 estações de trabalho.

O projeto pioneiro foi idealizado durante a gestão da ex-prefeita Célia Rocha e implementado no início do governo de Luciano Barbosa (PMDB).

Desde a manhã desta quinta-feira (17), o gestor de Tecnologia do Ministério do Planejamento, Pedro Luís Simões, está reunido com o gestor do GTInfo de Arapiraca, Lucas Leão; a diretora da Secretária Municipal de Educação, Emília Sales, e com representantes de TI do governo do Estado, Valter Marinho, e dos municípios de São Sebastião, São Miguel dos Campos e Rio Largo, além do professor Mário Hosano, do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca.

O grupo está participando de reuniões temáticas, com a finalidade de trocar experiências para implantar o modelo de gestão na área de tecnologia para outros municípios do Estado e do Brasil.

“O caso de Arapiraca tem sido uma referência nacional, e por isso pretendemos socializar essa experiência para outras localidades do país”, revelou o representantes do Ministério do Planejamento.

 

O coordenador do GTInfo da Prefeitura de Arapiraca, Lucas Leão, explicou que o programa Linux está presente nos serviços realizados em escolas, a exemplo do programa I-Educar, como também nos setores de finanças e na elaboração da folha de pagamento (E-Cidade), além da inclusão de programas de computador nos postos de saúde e outros estabelecimentos públicos, garantindo mais segurança, estabilidade e economia, com a redução dos custos de manutenção dos serviços.

“Com os investimentos no software livre, os serviços ganharam mais agiliade e segurança, como também houve uma economia de R$ 800 mil para os cofres públicos”, esclareceu Lucas Leão.

Por conta disso, a experiência de sucesso do município é reconhecida em nível nacional pelos idealizadores do software livre, tendo, inclusive, o presidente da Canonical da América Latinahaver indicado o caso da Prefeitura de Arapiraca para apresentação em eventos pelo país afora.

O Ubuntu é um sistema operacional livre (gratuito) baseado em Linux, desenvolvido pela comunidade e perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos de que precisa – um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais para agilizar os serviços nas empresas e nas administrações públicas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *