1 de junho de 2010

MS lança campanha de prevenção à exposição ao agrotóxico

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou entre os dias 29, 29 e 30 de maio, no auditório do CRIA, o Seminário de Lançamento Nacional do Ano de Prevenção da Exposição ao Agrotóxico.

O evento realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, Ministério da Saúde e Fiocruz/ RJ também foi realizado com visitas a propriedades rurais no Sítio Fernandes e Campus da Ufal em Arapiraca, encerrando com palestras para agricultores no CRIA e coleta de sangue para pesquisa de avaliação dos níveis de intoxicação sanguínea.

Segundo Sandra Márcia, coordenadora do Cerest, o município foi escolhido para o lançamento nacional deste projeto voltado a saúde do trabalhador porque desde a inauguração do Centro em 2005, houve a preocupação em formar parcerias com a Ufal, MS e Fundação Oswaldo Cruz para um estudo voltado a popular doença conhecida como a “ bebedeira do fumo”.

Após realizadas as parcerias foram iniciadas as pesquisas sobre a doença da folha verde do tabaco e aos impactos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador.

 

A subsecretaria de Saúde, Cida Bento, também citou a importância do evento para o município e frisou que é de fundamental importância sensibilizar e envolver os cidadãos para a necessidade de criação de políticas públicas que coíbam o estimulo ao uso abusivo do agrotóxico pelos trabalhadores rurais.

 

O primeiro dia do seminário contou com a presença de Carlos Augusto Vaz de Souza, coordenador Geral do de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, da Subsecretária de Saúde Cida Bento, que representou o prefeito Luciano Barbosa, o Secretário de agricultura Manoel Henrique e representantes da UfAL e Fiocruz.

 

O ciclo de palestras foi aberto pela coordenadora do Cerest/ Arapiraca, Sandra Márcia Costa, que apresentou as ações desenvolvidas pelo Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador. Na sequência foram apresentados os temas: Iniciativas do MS relacionadas ao agrotóxico, ministrada por Carlos Augusto Vaz de Souza; Projeto de avaliação integrada das exposições a agrotóxicos na região nordeste do Brasil, ministrada por Josino Moreira – Fundação Oswaldo Cruz e Desenho do projeto em Arapiraca, ministrada por Frederico Perez, da Fiocruz.

 

As palestras prosseguiram no período da manhã abordando: Estudo do impacto decorrente do uso de agrotóxico sobre a saúde de fumicultores do município de Arapiraca, ministrada pela professora da Ufal, Cristiane Araujo Nascimento e Avaliação da exposição à nicotina e ao agrotóxico em trabalhadores envolvidos no plantio do fumo no município de Arapiraca, ministrada pela professora da Universidade Federal de Alagoas, Francisca Maria.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *