Chesf vence certame da subestação de Arapiraca
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) arrematou em leilão ocorrido, nesta sexta-feira (11), na sede da BM&F Bovespa , em São Paulo, os dois lotes para a construção de duas subestações de energia, sendo um na Bahia e o outro em Alagoas (Arapiraca II).
O certame foi organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – órgão do Ministério de Minas e Energia. A subestação Arapiraca II terá capacidade de 230/69 kv e foi arrematada com deságio de com deságio de 17% (R$ 5,318 milhões 17% (R$ 5,3 milhões).
O investimento deve gerar 300 empregos diretos, com prazo de conclusão em 24 meses. A capacidade projetada vai atender Arapiraca e os municípios de Limoeiro de Anadia, Junqueiro, São Sebastião, Teotônio Vilela, Coruripe e Jequiá da Praia.
A subestação de 230 kv é uma antiga reivindicação dos moradores e empresários de cidades do Agreste e foi assegurada pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB) com o empenho do senador Renan Calheiros após várias gestões com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que esteve em Arapiraca no ano passado para anunciar a obra.
O empreendimento é anunciado como solução para os constantes apagões na região, além de projetar a garantia de investimentos industriais pelos próximos 20 anos.