Arrastão encerra Concurso de Resgate à Cultura Junina
Como já é tradicional no São João de Arapiraca, para encerrar o Concurso de Resgate à Cultura Junina, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, promove o arrastão de quadrilhas, com todas as comunidades participantes. Neste ano, a atração ficou por conta do cantor Julinho, que em um grande trio elétrico animou a todos com muito arrasta-pé.
Na tarde deste domingo (27), o arrastão começou nas ruas do Cavaco e seguiu pela Avenida Norte até o Lago da Perucaba, onde todos aguardavam ansiosamente pela apuração dos votos dos jurados, que escolheu as comunidades – da Zona Rural e da Zona Urbana – vencedoras do Concurso de Resgate à Cultura Junina.
Durante o percurso, Julinho tocou grandes sucessos do forró moderno e do tradicional baião. Animado pela banda, o público não ficava parado. Enquanto as comunidades, vestidas a caráter e com muito brilho, dançavam em ritmo de São João, a população que assistia ao show, também cantava e arrastava a chinela.
Resultado
Em uma eleição bastante acirrada, a comunidade de Gruta D’água venceu na Zona Rural e conquistou um título inédito. A diferença da primeira coloca para a terceira foi de apenas um ponto. Os dois arraiás de Batingas estão entre as vencedoras, assim como Cajarana e Taboquinha.
1º lugar – Gruta D’água – 97.75 pts
2º lugar – Batingas (Matutinga) – 97.5 pts
3º lugar – Batingas (Pisoteio) – 97 pts
4º lugar – Cajarana (Aracajana) – 95.1 pts
5º lugar – Taboquinha – 91.75 pts
Diferentemente da Zona Rural, o Concurso na Zona Urbana teve um campeão com uma boa margem de diferença para o segundo colocado, ou melhor, para os segundos colocados, já que duas comunidades empataram e vão dividir o prêmio.
1º lugar – Brasília – Arraiá Lengo Tengo – 96.5 pts
2º lugar – Brasília – Arraiá Tire o Pé do Chão – 92.9 pts
2º lugar – Santa Edwiges – 92.9 pts
3º lugar – Zélia Barbosa – Arraiá Luar do Sertão – 92.25 pts
4º lugar – Canafístula – Canarraiá – 90.4 pts
5º lugar – Mangabeiras – 89.75 pts