4 de maio de 2010

Gabinete de Gestão Integrada é implantado em Arapiraca

O município de Arapiraca passa a contar, a partir de agora, com uma importante ferramenta de gestão na prevenção da violência.

Na manhã desta terça-feira (4), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) participou da solenidade para instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

O Gabinete será mantido com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) do governo federal e terá representantes de vários órgãos e entidades da sociedade civil organizada, com o objetivo de definir planos e estratégias para ações preventivas na área da segurança pública.

A cerimônia ocorreu no auditório da Escola de Governo e também contou com a presença do procurador-geral do município, José Soares da Silva; a representante do Ministério da Justiça, Eunice Rossi; a assessora federativa Liane Borges, e os integrantes do Comitê Estadual do Pronasci, Daniel Nunes e Queila Oliveira.

A instalação do GGIM ainda contou com a participação do comandante do 3º Batalhão Militar, tenente-coronel Marcos Sampaio; presidente da Câmara de Vereadores, Josias Albuquerque; defensor público André Chalub; presidente do FDLIS/Arapiraca, José Lopes; presidente da Federação das Associações de Moradores (Facomar), Brás Antônio de Farias, e do tenente PM Santos do Corpo de Bombeiros de Arapiraca, além dos integrantes do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, sargentos Eucares Di Pietro e Sandro Canuto.

Os secretários de Governo, Rita Nunes; de Finanças, Erik Bispo; de Educação, Ana Valéria Peixoto; de Meio Ambiente, Ricardo Vieira; de Assistência Social, Adélia Leite; de Planejamento, Rosa Ângelo; de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante; de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque; de Cultura, Arnaldo Rocha; de Articulação Política, José Barbosa, e do superintendente da SMTT, Severino Lúcio, prestigiaram a solenidade, que também contou com a presença do representante da OAB/Arapiraca, advogado Wellington Wanderley, e o vereador João dos Santos.

Cooperação

O GGIM reunirá, em um mesmo espaço, a Prefeitura de Arapiraca, Conselho Municipal de Segurança, Procuradoria-Geral do Município, Comando do 3º Batalhão Militar, Delegacia Regional de Polícia, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Arapiraca), representação do Ministério de Justiça, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, além de representantes da Polícia Federal, Defesa Civil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, FDLIS, Federação das Associações de Moradores de Arapiraca (Facomar) e Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) da Prefeitura de Arapiraca.

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) vai presidir o Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

Durante a solenidade para instalação do GGIM, a representante do Ministério da Justiça, Eunice Rossi, revelou que o foco principal do trabalho do Gabinete será o trabalho com os jovens do município. “A questão da segurança pública requer ações e políticas públicas conjuntas e voltadas para a inserção de jovens e a construção de territórios de paz e da não-violência”, afirmou ela, citando o modelo das escolas de tempo integral de Arapiraca como exemplo do fortalecimento da cidadania.

Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa agradeceu o apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e destacou a importância do GGIM para o trabalho preventivo na área da segurança pública, com a soma dos esforços e das experiências de cada segmento social.

“O policiamento ostensivo e a investigação devem permanecer sob a responsabilidade dos aparelhos de segurança do Estado. Cabe a nós, discutirmos, de forma articulada, as ações e as políticas públicas para ampliar a inserção de jovens em programas sociais, cursos profissionalizantes e outras alternativas que possam garantir ainda mais a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, completou o prefeito.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *