30 de maio de 2010

Arapiraca é o município alagoano com mais bibliotecas

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo Ministério da Cultura, revela que Arapiraca é o município de Alagoas que mais possui bibliotecas.

O estudo faz parte do levantamento do perfil das Bibliotecas Públicas Municipais (BPMs) de todo o país. O mapeamento permitirá o aperfeiçoamento das políticas para o setor.

O Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostra que, em 2009, 86% dos municípios alagoanos possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 91 bibliotecas em 88 municípios. Em 8% dos casos as BPMs ainda estão em fase de implantação e 6% estão fechadas, extintas ou nunca existiram. Considerando apenas aquelas que estão em funcionamento, são 2,88 bibliotecas por 100 mil habitantes.

Foram pesquisados todos os 5.565 municípios brasileiros. Em 4.905 municípios foram realizadas visitas in loco para a investigação sobre a existência e condições de funcionamento de BPMs, no período de setembro a novembro de 2009. Os 660 municípios restantes – identificados sem bibliotecas entre 2007 e 2008 pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e atendidos pelo Programa Mais Cultura com a instalação de BPMs – foram pesquisados por contato telefônico, até janeiro deste ano.

O Censo Nacional tem por objetivo subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.

Seis cidades receberão bibliotecas

Em Alagoas, seis municípios receberão kits de implantação de biblioteca. A região tem 161 municípios sem bibliotecas – maior índice nacional. Segundo a pesquisa, 86% dos municípios sem bibliotecas – maior índice nacional. Segundo a pesquisa, 86% dos municípios alagoanos possuem o equipamento. As cidades que não receberão kits já estão reabrindo ou implantando suas bibliotecas.

A região tem uma média de 2,23 bibliotecas por 100 mil habitantes. Em Alagoas são 2,88. A cidade alagoana com maior índice é Arapiraca (0,47).

Ainda de acordo co a pesquisa, os alagoanos vão mais às BPMs para pesquisas escolares (75%) que a média nacional (65%). Apenas 1% vai ao local para o lazer, abaixo do índice brasileiro (8%).

Os assuntos mais pesquisados nas bibliotecas do estado são Geografia e História (92%); Literatura (73%); e obras gerais – enciclopédias e dicionários – (63%). A resposta a esta questão era de múltipla escolha e, portanto, a soma é superior a 100%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *