12 de abril de 2010

SMTT e Samu conscientiza população com simulação

 

 

A Superintendência Municipal de Trânsito e Trânsito (SMTT) em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou na manhã desta segunda-feira (12), na Avenida Rio Branco, no Centro do município, uma simulação de atendimento a pessoas envolvidas em acidentes de motocicleta.

Os números da Superintendência mostram que em 2009 foram cerca de três mil acidentes, sendo que mais da metade das vítimas conduziam motos. Os números continuam a preocupar, já que só no primeiro trimestre de 2010, quase mil atendimentos de acidentes foram registrados.

A simulação mostrou todos os procedimentos adotados pelas equipes. Desde o bloqueio do trânsito feito pela SMTT até o resgate da vítima feito pela ambulância da Samu,. Ainda foi mostrado como deve ser feita a ligação de socorro e o atendimento ao ferido. Os maiores problemas encontrados são: descumprimento da norma, alcoolismo e falta de atenção.

 

De acordo com o superintendente Severino Lúcio, a simulação serviu para demonstrar a população como é feito os procedimentos e como é preciso ter consciência na obediência a sinalização e atenção nos próprios limites, como não ingerir álcool antes de dirigir.

“A população precisa ter muita atenção, principalmente obedecendo a sinalização. Somos proporcionalmente a capital nacional de motos e os órgãos de transito e a secretaria Municipal de Saúde tomam todas os procedimentos para socorrer e atender os arapiraquenses. Os motoristas precisam andar sem exagero, sem álcool e com mais responsabilidade”, falou Lúcio.

“A simulação serve para falar sobre o atendimento. Seja pra identificar, conscientizar a ficha, saber o que o médico questiona durante a ligação, como é feito o atendimento e quais as técnicas especificas de abordagem na rua. Precisamos diminuir esse número de acidentes”, disse o médico Alexandre Cardoso, gerente da Central do Samu em Arapiraca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *