Prefeito define implantação da Zona Azul em Arapiraca
O tráfego de veículos passará por um amplo reordenamento e será totalmente revitalizado na cidade de Arapiraca.
Por determinação do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), o superintendente de Transportes e Trânsito, Severino Lúcio, foi autorizado a contratar uma consultoria técnica para elaborar estudos e projetos voltados à modernização do trânsito na área central da cidade, com a criação da Zona Azul.
Na manhã desta terça-feira (6), o prefeito Luciano Barbosa esteve reunido com o superintendente Severino Lúcio e com o engenheiro eletrônico Marcos Viana, que é responsável pelo projeto da Zona Azul de Arapiraca.
De acordo com os estudos, na área central da cidade serão criados locais para promover o estacionamento rotativo de veículos, racionalizando o uso do solo em áreas muito movimentadas, permitindo maior oferta nas vias de intensa movimentação de veículos e pedestres no centro de Arapiraca.
Viana esclareceu que serão criadas, inicialmente, mil vagas para estacionamento de veículos, com a geração de dezenas de empregos diretos e indiretos.
O engenheiro disse que o projeto da Zona Azul, além de evitar congestionamento de veículos, também vai disciplinar o trânsito e democratizar o acesso aos espaços públicos na cidade.
O novo sistema será gerenciado por empresa especializada no setor e contará com o apoio de agentes da SMTT de Arapiraca. O projeto está sendo analisado pela Procuradoria do Município e , como parte da etapa de implantação, deve abrir processo de licitação para a escolha da operadora do sistema, que será totalmente informatizado com avançados equipamentos de automação rodoviária.