20 de abril de 2010

Metrô de Arapiraca terá 6 estações de embarque

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) esteve reunido, na manhã desta terça-feira (20), com os diretores da empresa RMS Consultoria, Rodrigo Fortes e Lyttelton Fortes, para apresentação do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que é mais conhecido como metrô de superfície.

Os engenheiros acertaram os detalhes para apresentação do projeto com vistas à abertura do processo de licitação pública para à construção das estações de embarque e desembarque de passageiros, bem como a operacionalização do VLT em Arapiraca.

A cidade será a primeira de Alagoas a operar o sistema nos trilhos da linha ferroviária que corta a cidade, passando pelos bairros João Paulo II, Primavera, área central, Eldorado, Brasiliana e campus da Ufal.

A prefeitura já assegurou recursos e adquiriu, recentemente, os dois primeiros vagões do metrô de superfície com a empresa Bom Sinal, que é representante de indústria multinacional especializada na fabricação do VLT.

Durante a reunião, que também contou com a presença das secretárias de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque, e de Administração e Recursos Humanos, Ariluce Cerqueira, além do representante da Secretaria de Obras, engenheiro Rainilson, 

O metrô de Arapiraca terá um percurso de cerca de oito quilômetros e será movido a óleo diesel e vagões dotados de ar-condicionado e com capacidade para acomodar 360 passageiros sentados. O VLT vai circular com velocidade máxima até 80 km/h.

A previsão é de que o edital para seleção da empresa responsável pela obra seja publicado nos próximos dias. A estimativa é de que o VLT comece a operar a partir do próximo mês de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *