15 de abril de 2010

Luciano anuncia a construção de um CAPSad em Arapiraca

O município de Arapiraca ganhará em breve um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPSad). O anúncio foi feito pelo Prefeito Luciano Barbosa (PMDB) durante a abertura da I Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento, realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca, o CRIA, está sendo promovido pela Secretaria de Saúde.

Cerca de 500 pessoas participam da conferência, que segue até o final da tarde desta quinta-feira (15). O objetivo da Conferência é debater os avanços e desafios da política de Saúde Mental, álcool e outras drogas; analisar a situação municipal; elaborar propostas para o Município, Estado e União; e eleger delegados para a etapa estadual.

 

A solenidade contou também com a participação da Diretora do Caps em Arapiraca, Edileuza Leandro, da coordenadora de Saúde Mental do Município, Cledja Maria Rocha, de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, de servidores da Saúde, de usuários atendidos pelo programa e de diversos setores da sociedade.

Após a formação da mesa, o evento prosseguiu com a leitura do regimento, e a apresentação de palestras. Depois foi realizado um debate entre os presentes, que se dividiram em grupos e formaram os eixos técnicos. Ainda nessa tarde, será feita a aprovação das propostas de trabalhos, reunião por segmento para definição de candidatos a eleição e eleição dos Delegados para a Conferencia Estadual.

Durante seu pronunciamento, a secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, agradeceu os servidores empenhados na realização da conferência, e as outras secretarias que também colaboram para que a Saúde de Arapiraca se torne referência.

“Saúde Mental trabalha com todos os segmentos e a Prefeitura está empenhada. A resposta dessa conferencia será mais trabalho para que juntos possamos melhorar o quadro. Vamos estudar também para saber o que faremos para melhorar na questão das drogas também. De fato sairemos com grandes propostas”, disse.

 

Já o prefeito Luciano Barbosa comunicou que já está sendo projeto a construção de um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPSad), que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês).

“É tarefa de todos contribuírem para que melhoremos, principalmente com a participação da sociedade. Estamos ampliando o acesso à rede pública, com estrutura maior e com melhor apoio as famílias dos usuários do Caps. Temos que ficar juntos. Não podemos sair, nem dá as costas. Se, explicou.

Barbosa falou também da relação inter-setorial existente nas secretarias da Prefeitura de Arapiraca. “Sem a união da Educação, Semics e Saúde não podemos prevenir e nem cuidar dos pacientes. É uma relação muito importante. Tenho certeza que todos que participam hoje da conferencia são capazes de fazer um bom documento sobre o conjunto da sociedade, para marcharmos juntos na responsabilidade de avançarmos na saúde mental da nossa cidade”, concluiu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *