19 de março de 2010

Prefeitura de Aracaju conhece cadastro imobiliário de Arapiraca

Engenheiros e técnicos da Prefeitura de Aracaju estão em Arapiraca para conhecer de perto o sistema de coleta de dados do cadastro imobiliário do município, que é um dos mais avançados do País.

A secretária de Planejamento, Rosa Ângelo, recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), a visita do diretor de Cadastro Imobiliário da Prefeitura de Aracaju, João Freire Prado, e do diretor de Informática, Heverton Alves de Souza.

Os diretores tiveram a oportunidade de conhecer os serviços que estão sendo executados pelas empresas Microton, responsável pela coleta de dados, e da Engefoto, que registrou fotografias aéreas de alta precisão e está na supervisão dos trabalhos.

A reunião também conto com a presença do técnico Rogério Firmino (GTInfo) e de Antônio Brito (Geoprocessamento) da Prefeitura de Arapiraca.

A Secretaria de Planejamento está realizando, desde o início desta semana, treinamento com o pessoal da área técnica da Seplan, para o recadastramento dos cerca de 70 mil imóveis do município.

A capacitação ocorre no Centro de Formação de Professores, ao lado do Sebrae, no centro da cidade, e está sendo ministrada por consultores da empresa Microton, de Blumenau, em Santa Catarina.

O treinamento também envolve 40 estagiários dos cursos de Edificações, do Cefet, e de Arquitetura e Agronomia da Ufal. 

Segundo a secretária de Planejamento, Rosa Ângelo, os servidores e estagiários recebem informações acerca da utilização de avançado programa de computador para análise dos dados, obtidos por meio de fotografias aéreas, registradas no ano passado pela empresa Engefoto, de Curitiba, no Paraná.

O recadastramento de todos os imóveis de Arapiraca está sendo executado em três etapas, com a contratação das empresas de consultoria, o registro de fotografias aéreas de alta precisão, a análise dos dados, treinamento de técnicos da Seplan e, por fim, o trabalho de campo.

Para tanto, a prefeitura adquiriu 20 coletores de dados, que são equipamentos de última geração utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para montagem de planilhas e repasse das informações para o computador. 

Dentre as funções do recadastramento estão a formalização de novas ruas e outros logradouros, numeração de ruas, etc. Em campo, o trabalho será iniciado nos próximos dias e terá duração de oito meses. "O projeto é uma importante ferramenta de planejamento, que irá contribuir com a tomada de decisões para o crescimento da cidade", afirmou a secretária Rosa Ângelo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *