16 de março de 2010

País da América quer adotar modelo de educação de Arapiraca

As experiências bem-sucedidas da implantação das escolas de tempo integral em Arapiraca estão chamando a atenção de autoridades até de outros países.

No início deste mês, o professor e instrutor de capoeira Lázaro da Silva Lopes foi convidado para participar de intercâmbio educacional com educadores e alunos da cidade  de Machala, no Equador.

Na oportunidade, Lázaro Lopes apresentou as ações socioeducativas que são desenvolvidas nas seis escolas de tempo integral em Arapiraca.

 

 

O novo modelo de educação integral foi adotado na gestão do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) há cerca de três anos, com a finalidade de reforçar o repasse de conhecimentos, estimulando as potencialidades dos jovens, além de manter os alunos em tempo integral, com uma jornada de dez horas.

O projeto pedagógico das escolas de tempo integral atende mais de cinco mil alunos e, também, inclui a adoção de jornadas ampliadas com reforço escolar e atividades complementares, a exemplo de aulas de balé, dança, música, capoeira, aulas de Francês, teatro, informática, atividades esportivas, cultivo de hortaliças e alimentação cinco vezes ao dia, além da oferta de cursos profissionalizantes para os pais de alunos.

 

O representante de Arapiraca também participou de encontros com educadores e alunos na comunidade de La Iberia, no Equador. Após a série de contatos com autoridades daquele país, Lázaro Lopes recebeu o convite de retornar ao Equador, no próximo mês de julho, juntamente com outros integrantes da rede municipal de ensino, a fim de ampliar a troca de informações para implantação do modelo de educação no país da América Central.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *