30 de março de 2010

Luciano viabiliza construção do Centro Agroalimentar

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) oficializou, na manhã desta terça-feira (30), a doação de terreno com oito hectares para a construção, nas imediações da Barragem de Bananeiras, do primeiro centro de tecnologia de alimentos de Alagoas.
A solenidade ocorreu no hall do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença da secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Katia Born, e da reitora da Universidade Estadual de Alagoas, Laudirege Fernandes, além do reitor-substituto do Ifal, Jarbas Alves, e do deputado estadual Ricardo Nezinho, bem como de secretários de governo, vereadores, empresários, produtores rurais, lideranças políticas e comunitárias do município e região.

O projeto de criação do Centro Agroalimentar está recebendo recursos da ordem de R$ 8 milhões do Ministério de Ciência e Tecnologia e uma contrapartida do governo estadual.
Além da Uneal, o projeto conta com a participação da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Ufal, Fapeal, Sebrae/AL e  das secretarias do Planejamento, Agricultura e do Desenvolvimento Econômico.
O Centro Agroalimentar prevê a instalação de duas unidades agroindustriais nas cidades de Arapiraca e Batalha, para o desenvolvimento de produtos como leite e derivados, milho, feijão e mandioca, fruticultura, além de produtos orgânicos, bovino, ovocaprino, aqüicultura e apicultura.
No pólo de Arapiraca serão instalados dois laboratórios de controle básico de microbiologia e físico-química de alimentos, que darão suporte ao desenvolvimento de produtos e aos projetos de incubação, bem como uma incubadora para desenvolvimento de empresas do setor agroalimentar, além de capacitação profissional de recursos humanos.
Já o pólo de Batalha terá áreas de desenvolvimento e demonstração na área de melhoramento genético, produção, salas de ordenha, cortes, unidade de beneficiamento de leite e derivados.

Durante a solenidade para assinatura do Termo de Cessão do terreno, a reitora da Uneal, Laudirege Fernandes, destacou o empenho e a sensibilidade do prefeito Luciano Barbosa na doação da área para a construção do centro de tecnologia de alimentos.

A secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Katia Born, elogiou a administração de Luciano pela doação do terreno para a Uneal. “Também quero destacar o apoio que o projeto vem recebendo do governo federal, mais precisamente do Ministério da Ciência e Tecnologia”, acrescentou ela, afirmando que o centro agroalimentar vai fortalecer a cadeia produtiva e melhorar a qualidade dos produtos derivados da mandioca e de outros alimentos na região.

Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa salientou a importância do projeto para o fortalecimento do papel da Uneal no desenvolvimento social e econômico no Agreste de Alagoas.

“Estamos doando o terreno para viabilizar um projeto relevante para o crescimento econômico de toda uma região. O governo municipal tem cumprido o seu papel com a doação de áreas para a implantação da Ufal, do Ifal, por meio do empenho do senador Renan Calheiros e apoio do presidente Lula. Agora, estamos fazendo outra intervenção para viabilizar esse importante centro de pesquisas e de tecnologia de alimentos”, completou Luciano Barbosa.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *