População reverencia Nossa Senhora do Bom Conselho
As festividades em homenagem a padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho foram marcadas, na tarde desta terça-feira (2), com uma série de atividades religiosas que contaram com a participação de mais de 50 mil pessoas pelas ruas centrais da cidade de Arapiraca.
O comércio, instituições bancárias e as repartições públicas não funcionaram por conta do feriado religioso.
Como ocorre há oito anos, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e o bispo diocesano de Penedo, dom Valério Breda, foram até a cidade pernambucana de Bom Conselho, onde foi celebrada missa com a participação de fiéis católicos das duas cidades.
O evento religioso também reuniu um grupo de 150 cavaleiros e amazonas, que percorreram o mesmo caminho trilhado pelo fundador Manoel André para trazer da cidade de Bom Conselho a réplica da imagem da santa até a cidade de Arapiraca.
A cavalgada começou no domingo (31), com a saída do cavaleiros e amazonas até a cidade pernambucana.
As celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho tiveram início no sábado (23) e foram encerradas na tarde desta terça-feira, com a chegada dos cavaleiros para a cerimônia de entrega da imagem da santa.
Tradição
O senador Renan Calheiros (PMDB) e o deputado federal Benedito de Lira (PP) acompanharam o prefeito Luciano Barbosa e as autoridades eclesiáticas no início da procissão, que contou com animação de trio elétrico com grupos religiosos.
A multidão de fiéis cantava hinos e saudava a passagem do cortejo com a imagem da padroeira do município pelas ruas centrais da cidade.
A procissão retornou ao calçadão do Largo Dom Fernando Gomes por volta das 19 horas. A mais tradicional festa religiosa de Arapiraca foi encerrada em grande estilo, com a celebração de missa em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho.