18 de fevereiro de 2010

Matrícula dos novatos começa hoje na rede municipal

A Secretaria de Educação de Arapiraca abre, nesta quinta-feira (18), o calendário de matrículas para o ingresso de alunos novatos nas escolas da rede municipal de ensino. De acordo com o cronograma elaborado pela secretaria, as matrículas prosseguem até segunda-feira (22).

 

Para efetuar a inscrição, os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola mais próxima de sua residência e apresentar Registro de Nascimento; comprovante de residência; CPF; documento de identidade; Histórico Escolar e duas fotos 3×4, além do documento específico para efetuar a transferência de outra unidade de ensino.

O início das aulas está previsto para o dia 15 de março, mas nas 21 creches municipais as aulas começam na próxima segunda-feira (22).

 

Planejamento estratégico

 

A secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, adiantou que toda equipe está participando, nesta quinta-feira (18), no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral (antigo Sesi), de planejamento estratégico, a fim de definir as ações para o início do ano letivo na rede municipal de ensino.

 

As reuniões prosseguem nos dias 24, 25 e 26 na Escola de Tempo Integral Benildo Medeiros, na Primavera, com a participação da equipe gestora da secretaria. Nos dias 11 e 12 de março haverá uma nova reunião com os professores nas escolas.

 

Rede Educar

 

Como parte do Projeto Rede Educar, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Educação, iniciou, no mês passado, o processo de matrículas digitais nas 60 escolas na área urbana e na zona rural do município. A matrícula digital atenderá cerca de 40 mil alunos, que poderão confirmar suas inscrições via Internet.

 

Para implantação do modelo de matrícula digital, técnicos do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) da Prefeitura de Arapiraca capacitaram servidores das secretarias das unidades de ensino.

 

A secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, disse que a matrícula digital utiliza critérios uniformes, oferece informações para o planejamento da rede, evita que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas e proporciona à Secretaria de Educação a oportunidade de conhecer previamente a demanda nas unidades de ensino.

 

Ela adiantou que o novo modelo faz parte do projeto Rede Educar e conta com o apoio GTInfo. O projeto tem o objetivo de modernizar a gestão da educação e inserir novas tecnologias no processo pedagógico.

 

O novo modelo está atendendo 60 escolas e 20 creches, beneficiando mais de 35 mil alunos, formando a maior rede de educação de Alagoas. Com o Rede Educar pais, alunos e professores terão acesso a um banco de dados com informações sobre notas, históricos, ensino à distância, redes sociais exclusivas e frequência escolar, além de uma parceria inédita com o google oferecendo, web e-mails, blogs, editores de documentos on-line, entre outras novidades.

 

Ainda como parte do projeto, em junho do ano passado, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) iniciou a entrega de computadores (notebookes) para os professores da rede municipal de ensino. Os educadores irão utilizar o computador como importante ferramenta pedagógica para as atividades dentro e fora da sala de aula.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *