Conselho avalia criação do Plano de Segurança Municipal
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e o procurador-geral do município, José Soares da Silva, estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira (4), com os membros do Conselho Municipal de Segurança, para repassar informações acerca da adesão de Arapiraca ao Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci), cujas ações estão vinculadas ao Ministério da Justiça.
Semana passada, o procurador José Soares foi a Brasília e manteve encontro com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para formalizar a intenção do município em participar do programa mantido pelo governo federal.
Na segunda-feira (dia 1º), o prefeito Luciano Barbosa esteve no Ministério da Justiça, onde oficializou a adesão de Arapiraca ao Pronasci.
Na reunião do Conselho Municipal de Segurança, ocorrida nesta quinta-feira, o prefeito destacou a importância da inclusão do município nas ações do Pronasci. "Arapiraca registra crescimento econômico e precisa fortalecer ainda mais as ações e projetos de cidadania", salientou o prefeito, enfatizando a participação do poder público e de toda a sociedade.
Ainda durante a reunião, os conselheiros avaliaram a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que vai gerenciar as ações do Pronasci em Arapiraca. Além disso, os conselheiros iniciaram as propostas para elaboração do Plano Municipal de Segurança.
"O Pronasci tem 94 projetos nas área de segurança e cidadania. O Conselho está avaliando quais as ações que mais se adaptam à realidade do nosso município, a fim de que possamos implementar as políticas públicas e captar recursos para a execução dos projetos", esclareceu o procurador José Soares.
Também participaram da reunião do Conselho Municipal de Segurança, o subcomandante do 3º BPM, capitão Vanderlei; delegado regional de Polícia Civil, Edno Aldo; presidente da Câmara de Vereadores, Josias Albuquerque; o representante da Secretaria de Defesa Social, Romildo Albuquerque; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Arapiraca, advogado Maurício Fernandes; presidente do Fórum FDLIS, José Lopes da Silva, além do presidente da Federação das Associações de Moradores (Facomar), José Pastora, e o empresário Luiz Sandes.