29 de janeiro de 2010

Seminário debate normas de boas práticas farmacêuticas

 

A Secretaria de Saúde de Arapiraca, através da coordenação da Vigilância Sanitária, realizou no auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca, nesta quinta-feira (28), o seminário Boas Práticas Farmacêuticas para Farmácias e Drogarias. O evento direcionado a farmaceuticos e donos de farmácias e drogarias exclareceu sobre o conjunto de técnicas e medidas que buscam assegurar a manutenção da qualidade e segurança dos produtos disponibilizados.

O evento contou com as presenças: do presidente do Conselho Regional de Farmácia, Alexandre Correia; presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Alagoas, José Antônio Vieira; promotor de Justiça, Saulo Ventura de Holanda; presidente da Associação dos Farmacêuticos do Agreste e Sertão de Alagoas, Robert Anderson Firminiano; coordenadora da Vigilância Sanitária, Walquíria Bastos e da coordenadora da Vigilância em Saúde de Arapiraca, Aglay Tojal.

A palestra inicial, ministrada por Walkíria Bastos, informou ao público presente sobre a atuação da Vigilância Sanitária no município de Arapiraca. O farmacêutico bioquímico, Saulo José Sales, ministrou a palestra principal, da noite, abordando a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA – RDC 44/09, onde o controle sanitário para o funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias passarão a ser exigidas e fiscalizadas a partir de 18 de fevereiro deste ano.

Saulo Sales apresentou dados gerais sobre o cenário atual de drogarias e farmácias expondo o comércio irregular de alimentos, aparelhos eletroeletrônicos, bebidas, produtos de higiene pessoal e, principalmente, remédios fracionados e de uso hospitalar. Durante a palestra Saulo, também, citou que de acordo com o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, cada estabelecimento terá que, obrigatoriamente, ter a assistência farmacêutica durante todo o horário de funcionamento. O público presente, também foi informado dos procedimentos que serão autorizados em farmácias e drogarias (aferição de pressão arterial, glicemia capilar, pressão arterial e temperatura corporal) .

Com o objetivo de manter maior controle sobre a fiscalização dos medicamentos, a ANVISA ainda este ano, irá colocar o sistema de rastreamento através de um chip existente na caixa de medicamentos controlados. A finalidade é ter um banco de dados para monitorar o medicamento desde a sua origem(fabricante) até o consumidor final.

 

Outro assunto colocado durante a palestra foi os procedimentos para a implantação e execução do plano de gerenciamento de resíduos sólidos . O evento foi encerrado com uma mesa de debate composta pela coordenadora da Vigilância Sanitária de Arapiraca Walkíria Bastos, o presidente do Conselho Regional de Farmácias, Alexandre Correia e pelo farmaceutico bioquímico, Saulo José Sales.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *