Metrô de Arapiraca terá capacidade para 360 passageiros
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB), acompanhado do senador Renan Calheiros (PMDB) e do deputado federal Benedito de Lira (PP), assinou, nesta terça-feira (26), os contratos para implantação e da ordem de serviços para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que também é conhecido como metrô de superfície.
A solenidade foi realizada no auditório da Escola de Governo, e ainda contou com a presença do diretor da empresa Bom Sinal Indústria e Comércio, Márcio Florenzano, e da RMS Consultoria, Juliano Fernandes, além da presença do deputado estadual Ricardo Nezinho; da ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, e do prefeito de Craíbas, Dinho Leite, entre outras autoridades do município e região.
Durante a apresentação do projeto, o diretor da empresa Bom Sinal Indústria e Comércio, Márcio Florenzano, disse que o metrô de Arapiraca será um dos mais modernos do País. O empresário revelou que os equipamentos já foram adquiridos diretamente da Alemanha.
Ele explicou que o metrô de superfície será implantado nos trilhos da linha ferroviária que corta a cidade entre a Estação Central e a Vila São José, zona rural. O percurso de dez quilômetros vai passar pela área central da cidade até o Distrito Industrial.
Florenzano esclareceu que serão investidos R$ 9,4 milhões para implantação do VLT, que terá dois carros, ar-condicionado e capacidade para acomodar 360 passageiros sentados. Ele adiantou que o veículo será movido a óleo diesel e vai circular com velocidade máxima até 80 km/h.
Investimentos
Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa destacou o apoio do senador Renan Calheiros (PMDB) na realização de importantes obras estruturantes em Arapiraca.
“O nível de investimentos em nosso município também está sendo garantido graças ao apoio do governo federal, que vem aportando recursos da ordem de R$ 90 milhões nas obras do esgotamento sanitário e de infraestrutura urbana, a exemplo da construção de centenas de unidades habitacionais e da urbanização do Lago Perucaba e da implantação do Bosque das Arapiracas”, afirmou Luciano.
O prefeito disse que o metrô vai atender mais de vinte bairros da zona urbana, além de comunidades da área rural. “ É preciso cuidar do futuro de Arapiraca agora. Esse projeto representa a modernização e a melhoria do nosso sistema de transporte coletivo. Essas ações somatizam o espírito do nosso povo e o trabalho que foi iniciado ainda na gestão da ex-prefeita Célia Rocha”, completou Luciano.