Material escolar tem diferenciação de preços de até 204%
Na pesquisa de preços de material escolar realizada pelo Procon Arapiraca nos dias 11 e 12 de janeiro passados em diversas livrarias e papelarias, a variação nos preços é de até 204%.
A pesquisa foi feita nas livrarias Central, Cultura, Globo, Senna e Silk Screen.
A coordenadora do Procon Arapiraca, Luciana Régia, explicou que a pesquisa serve como base para que os consumidores tenham uma idéia da diferença de preço que pode haver entre produtos. “O consumidor deve pesquisar antes de comprar. Quem está oferecendo caro terá que reduzir o preço se quiser vender seus produtos”, disse Régia.
O Procon Arapiraca lembra ainda que as escolas não podem manifestar preferência por marca ou modelo de qualquer item do material escolar nem obrigar os pais a comprar produtos no próprio colégio. É direito do consumidor escolher a livraria onde vai adquirir os livros solicitados.
O Procon está orientando pais e alunos sobre a compra do material escolar porque alguns estabelecimentos de ensino chegam a emitir lista de material com o timbre de determinada papelaria, o que configura desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor.