22 de janeiro de 2010

Educação implanta matrículas digitais nas escolas de Arapiraca

 

Como parte do Projeto Rede Educar, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Educação, iniciou, nesta segunda-feira (25), o processo de matrículas digitais nas 60 escolas na área urbana e na zona rural do município.

A matrícula digital atenderá cerca de 40 mil alunos, que poderão confirmar suas inscrições via Internet.

Para implantação do modelo de matrícula digital, técnicos do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) da Prefeitura de Arapiraca capacitaram servidores das secretarias das unidades de ensino.

O início do calendário das matrículas digitais foi acompanhado de perto pela secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto.

Na Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo, localizada no bairro Jardim Esperança e que possui cerca de 1.100 alunos, os trabalhos foram acompanhados pelo técnico do Departamento de Tecnologia da Informação, Amarildo Bispo, e da diretora da escola, professora Josenaura Carlota Nascimento.

Mãe de quatro filhos, dois dos quais matriculados na Escola Claudecy Bispo, a dona-de-casa Maria Solange da Silva compareceu à unidade de ensino para renovar as matrículas das crianças.

Maria Solange ficou satisfeita com a implantação do novo modelo de matrícula. "Agora, ficou mais rápido e fácil a gente matricular os meninos", afirmou a dona-de-casa.

Agilidade
A secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, disse que a matrícula digital utiliza critérios uniformes, oferece informações para o planejamento da rede, evita que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas e proporciona à Secretaria de Educação a oportunidade de conhecer previamente a demanda nas unidades de ensino.

Ela adiantou que o novo modelo faz parte do projeto Rede Educar e conta com o apoio GTInfo. O projeto tem o objetivo de modernizar a gestão da educação e inserir novas tecnologias no processo pedagógico.

O novo modelo está atendendo 60 escolas e 20 creches, beneficiando mais de 35 mil alunos, formando a maior rede de educação de Alagoas. Com o Rede Educar pais, alunos e professores terão acesso a um banco de dados com informações sobre notas, históricos, ensino à distância, redes sociais exclusivas e frequência escolar, além de uma parceria inédita com o google oferecendo, web e-mails, blogs, editores de documentos on-line, entre outras novidades.

Ainda como parte do projeto, em junho do ano passado, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) iniciou a entrega de computadores (notebookes) para os professores da rede municipal de ensino. Os educadores irão utilizar o computador como importante ferramenta pedagógica para as atividades dentro e fora da sala de aula.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *