14 de janeiro de 2010

Decat reúne-se com prefeito Luciano e empresários

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) tem reunião marcada para a tarde desta sexta-feira (15), a partir das 14 horas, com o presidente das distribuidoras de energia do Sistema Eletrobrás, Flavio Decat.

O encontro ocorrerá na Escola de Governo Municipal e também contará com a presença da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca, Vera Lúcia da Silva, empresários, industriais, vereadores e representantes dos diversos segmentos da sociedade arapiraquense.

Na pauta da reunião serão discutidos assuntos ligados à ampliação da matriz energética do município, bem como o anúncio formulado na quarta-feira (13), pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, acerca da definição da data para o leilão para a nova subestação de energia elétrica.

Maio

Em audiência realizada nesta quarta-feira, 13, o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, garantiu ao senador Renan Calheiros (PMDB), ao prefeito Luciano Barbosa e ao presidente da Mineração Vale Verde, Carlos Bertoni, que o ministério aposta no mês de maio para a realização do leilão para construção da subestação e linha de transmissão de Arapiraca.

A obra, estimada em R$ 150 milhões, será capaz de abastecer o Sertão e o Agreste alagoanos pelos próximos 20 anos.

O ministro Lobão já esteve em Arapiraca, conhece detalhadamente o projeto, e só aguarda os últimos estudos da Chesf – inclusive de impacto ambiental – para a realização do leilão no próximo mês de maio. Atualmente Arapiraca já registra déficit no abastecimento de água e energia elétrica. Luciano Barbosa, seu prefeito, garante que este investimento estabelece “novo marco para o desenvolvimento de Arapiraca e toda a região, não só pela água e pela energia, mas pelas oportunidades de implantação de novas empresas, gerando empregos e renda”.

O empresário Carlos Bertoni, presidente da Mineração Vale Verde Ltda, é um entusiasta do projeto de mineração de cobre e ferro na região. O maior beneficiário é o município de Craíbas, onde já foram cubados aproximadamente 200 milhões de toneladas dos minerais. A empresa espera concluir até o mês de julho os seus estudos de engenharia e, com o leilão de energia, poder partir para a obtenção dos financiamentos nacionais e internacionais para o empreendimento. Afinal, o orçamento da mineradora é de aproximadamente R$ um bilhão, gerará dois mil empregos diretos e, quando em operação, um quadro permanente de 700 trabalhadores. Tais postos de trabalho gerarão outros tantos, principalmente na área de serviços (hospedagem, alimentação, transportes, mão de obra profissional, hotelaria, etc.).

A necessidade de energia para mover a mineradora é basicamente o mesmo volume que serve para abastecer o município de Arapiraca, daí a dimensão do projeto. Aliás, a energia proveniente da subestação e da linha de transmissão servirá também para vários outros municípios do Sertão e do Agreste, beneficia o Canal do Sertão e proporcionará a instalação de outros empreendimentos de vulto na região. A Vale Verde, por exemplo, já está desenvolvendo projetos para a exploração de granito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *