Celebrações religiosas abrem a festa da padroeira
O primeiro dia das festividades em homenagem à padroeira de Arapiraca – Nossa Senhora do Bom Conselho- foram marcadas, na noite deste sábado (23), com celebração de missa na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, e com diversas atividades artíticas e culturais.
Antes da celebração da missa, o pároco Murilo dos Santos e o vigário Edilson Duarte participaram da solenidade para hasteamento das bandeiras juntamente com o secretário de Cultura, Arnaldo Rocha, e a secretaŕia de Governo, Rita Nunes, além da vereadora Gilvânia Barros.
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e o deputado estadual Ricardo Nezinho (PT do B) também prestigiaram a abertura das comemorações alusivas a Nossa Senhora do Bom Conselho, juntamente com uma multidão de fiéis católicos que superlotaram o templo religioso.
As celebrações começam a partir das 20 horas, no Largo Dom Fernando Gomes, defronte da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho no centro da cidade, e contaram com o acompanhamento da Banda de Música do 3º Batalhão Militar de Arapiraca.
Após o evento religioso, a programação também reservou uma série de apresentações artísticas e culturais no Largo Dom Fernando Gomes, com exibição do Pastoril da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca..
Músicos
No Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, o primeiro dia das comemorações da padroeira de Nossa Senhora do Bom Conselho registraram apresentação do cantor Hemanoel e banda.
As festividades prosseguem até o dia dois de fevereiro, com celebrações religiosas e a participação de bandas católicas, artistas de rua, grupos folclóricos locais, incluindo guerreiro e pastoril, entre outros grupos folclóricos de Arapiraca.
Cavalgada
Um dos pontos altos da celebração vai acontecer no dia 31 de janeiro, com o início da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho. O cortejo reunirá 150 cavaleiros e amazonas até a cidade de Bom Conselho, em Pernambuco para trazer a réplica da imagem da santa, refazendo o caminho percorrido, em meados do século 19, pelo fundador de Arapiraca, Manoel André, passando por seis municípios do Estado de Pernambuco e, também, de Alagoas.
A cavalgada está sendo organizada pela Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca (Acesa), com o apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores e empresas do município. Durante o cortejo está programada uma série de apresentações culturais.
A mais tradicional festa religiosa de Arapiraca será encerrada, no final da tarde do dia 2 de fevereiro, com a procissão de fiéis carregando a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. Como todos os ano acontece, cerca de 30 mil pessoas irão acompanhar o cortejo.