Arapiraca dá último adeus a Colunista Social Jandira Leão
Em clima de muita emoção, familiares e amigos deram o último adeus, na tarde desta segunda-feira, a funcionária pública e colunista social Jandira Leão, 66, que faleceu no último domingo, em Maceió.
O corpo de Jandira foi velado na Câmara de Vereadores. O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) compareceu ao local para prestar solidariedade aos familiares e amigos.
Políticos, empresários, professores e outros representantes da sociedade compareceram ao sepultamento na tarde desta segunda-feira, no Cemitério Pio XII, em Arapiraca.
Segundo familiares de Jandira Leão, mesmo sentindo-se mal na noite de sábado, ela não quis ser levada para o hospital, preferindo a companhia da família.
“Minha irmã, sabia que a hora dela estava chegando, mas mesmo assim, ainda teve forças para pedir a família que não a levassem para hospitais, porque queria ver todos naquele momento”, disse Jane Mércia, uma das irmãs, que passou os últimos meses cuidando dela em Maceió.
O cortejo foi feito em carro aberto pelo Corpo de Bombeiros de Arapiraca. Ainda durante o velório, antes da celebração da Missa de Corpo Presente, pelo Monsenhor Raimundo, grupos musicais fizeram apresentações interpretando as músicas que ela maias gostava.
No Cemitério, o advogado Eber Gomes, com quem Jandira Leão foi casada, pediu um violão e cantou algumas músicas.
Exemplo
Jandira Leão iniciou sua vida no serviço público em 1964, na Prefeitura de Arapiraca, indo em seguida prestar seus serviços na Junta Militar, ingressou no mesmo ano na Câmara Municipal de Arapiraca, após ser aprovada em concurso público, na função de Diretora Legislativa.
Jandira Leão, componente da tradicional família Leão, foi casada com o advogado Eber Gomes de Oliveira, com quem teve duas filhas, Larissa Leão e Laísa Leão.
Ela teve no campo social, uma participação marcante, não apenas em Arapiraca, mas em todo o estado de Alagoas, onde atuou na imprensa falada na antiga Antena de Publicidade, em Arapiraca, sob o comando do radialista J. Sá. Trabalhou como colunista social nos jornais Gazeta de Alagoas e Tribuna de Alagoas, hoje Tribuna Independente.
Jandira Leão, também teve presença importante nas atividades filantrópicas, participando da Associação das Voluntárias da Caridade, desempenhando as funções de Diretora Social e Secretária, colaborando com eventos sociais do Lions, Câmara Júnior e foi uma das fundadoras do Conselho dos Direitos da Mulher.
No campo político, ela desenvolveu um intenso trabalho na área legislativa de Arapiraca, onde durante muitos anos assessorou os vereadores na elaboração de leis.
Em 1998, Jandira Leão, foi agraciada com a Comenda Manoel André, pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Ted Pereira.