30 de dezembro de 2009

Ano de 2009 foi de vitórias para o Esporte de Arapiraca

A Coordenadoria de Esportes, Lazer e Juventude, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Esportes, executou, no ano de 2009, uma série de ações que foram administradas por políticas públicas de inclusão social, através da democratização do esporte no ambiente escolar para crianças, jovens e adolescentes.

Tendo à frente a secretária Ana Valéria Peixoto, todas as ações foram realizadas com o intuito de cooperar para uma perspectiva de um trabalho coerente e coeso em busca da excelência no atendimento do esporte educacional.

Para aproximar o esporte do ambiente escolar, foram realizadas as Manhãs de Lazer em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde nas unidades de ensino situadas em áreas de elevada vulnerabilidade social.

As Formações Continuadas, através do Encontro de Educação Física e Esportes, foram propostas com o objetivo de valorizar os profissionais de Educação Física, transformando em uma excelente estratégia pedagógica, com abordagens a conhecimentos de iniciação esportiva no ambiente escolar.

O Jogos Municipais (Municipíadas), realizadas em junho, viabilizaram momentos de integração da comunidade escolar através do esporte, culminando no mês de outubro com a realização da 11ª edição dos Jogos Escolares de Arapiraca, que trouxeram para o nosso município, em a parceria com o Banco do Brasil, a campeã de prata no vôlei de areia em Olimpíadas, a atleta Adriana Behar.

Talentos

O público do turno noturno foi beneficiado com a realização dos Jogos do Projovem Urbano neste mês de dezembro. Em convênio realizado junto ao Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Esporte Educacional, o Programa Segundo Tempo beneficia 2.600 crianças e adolescentes situadas em áreas de elevada vulnerabilidade social, democratizando o esporte no contraturno escolar.

Também foi o ano em que Arapiraca descobriu novos talentos esportivos no ambiente escolar, como o caso da atleta de karatê, Ivanice do Santos, e do atleta de jiu-jitsu Wellvys Oliveira, de apenas oito anos, da Escola Municipal Pontes de Miranda (CAIC).

Além dessas ações, foram realizadas visitas sistemáticas nas escolas da rede municipal de ensino, atendendo diretores, coordenadores e profissionais de educação, com o objetivo de melhorar e garantir as atividades da disciplina de Educação Física Escolar.

 

Título

No domingo (20), os Jogos do Projovem Urbano, que movimentaram o Centro de Apoio Educacional as Escolas de Tempo Integral (antigo Sesi), reunindo aproximadamente 200 atletas dentre os 700 beneficiados pelo programa.

O Projovem Urbano em Arapiraca vem sendo executado desde abril deste ano. O programa tem o objetivo de elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

As escolas municipais José Ursulino Malaquias, Professor Benildo Barbosa de Medeiros, Zélia Barbosa Rocha e Claudecy Bispo participaram nas modalidades de futsal, futebol de campo, natação, queimadão e de jogos de dama.

Os primeiros e segundos colocados de cada modalidade receberam premiação, além do campeão geral e vice-campeão.
A Escola Municipal José Ursulino Malaquias sagrou-se campeã geral dos Jogos. O vice-campeonato ficou para a Escola Municipal Claudecy Bispo.

“Os Jogos do Projovem Urbano vieram democratizar o acesso ao Esporte Educacional como políticas públicas de inclusão social, proporcionando assim, Esporte para Todos”, destacou o diretor do Departamento de Esportes, Vitor Fabiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *