18 de novembro de 2009

Colegiado de Gestão de Saúde tem encontro em Arapiraca

No próximo dia 26 deste mês, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), será realizada a reunião do Colegiado de Gestão Regional – 4ª região, formado por gestores municipais de saúde, com representação de 24 municípios do Agreste e Sertão.

O Colegiado de Gestão Regional caracteriza-se como instância privilegiada de negociação, articulação e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS no âmbito da Regional de Saúde, respeitadas as definições da Bipartite Estadual, constituindo-se num espaço permanente de Pactuação e co-gestão solidária.  

Homenagens

Como parte das comemorações do primeiro ano de atividades do Banco de Leite Humano de Arapiraca, na última terça-feira (17), a Secretaria de Saúde e direção do Banco de Leite Humano promoveram um encontro com a doadoras de leite do município.

A reunião ocorreu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja dos Mórmons, localizada na Rua Pedro Nunes de Albuquerque, no bairro Capiatã..

Durante o encontro, a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, entregou certificados de agradecimento às doadoras de leite. "Vocês estão contribuindo para a redução com a redução da mortalidade infantil e com a melhoria da qualidade de vida das crianças de nosso município, destacou a secretária.

Dotado de moderna estrutura e pessoal qualificado, o Banco de Leite Humano também está promovendo e melhorando a qualidade no atendimento a dezenas de mulheres com dificuldades no aleitamento de seus filhos.

A diretora da unidade, enfermeira Patrícia Rolim, revela que o estabelecimento é um serviço especializado em aleitamento materno, vinculado a hospital de atenção materna infantil, sendo responsável pela coleta da produção láctica de mulheres em fase de amamentação, como também de seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do alimento.

Ela adiantou que o banco é mantido pela prefeitura e funciona com o apoio do Ministério da Saúde e do governo do Estado. No local é proibida a comercialização dos produtos distribuídos no Banco de Leite. “Uma das mais importantes missões do estabelecimento é a de contribuir para a redução da mortalidade infantil e, também, manter controle de qualidade e a distribuição de leite humano ordenhado e pasteurizado”, explicou a diretora.

Patrícia Rolim esclareceu que a equipe ainda orienta, por telefone, as clientes com dúvidas nas questões relacionadas com amamentação.

“Além disso, fazemos o acompanhamento da evolução e do desenvolvimento de filhos de doadoras, durante o período em que as mesmas permanecerem repassando seu leite excedente”, acrescentou a diretora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *