14 de outubro de 2009

Escola Hugo Lima conscientiza alunos contra as drogas

 

 

Conscientizar os alunos sobre o que se perde ao entrar no mundo das drogas. Foi pensando neste tema que professores da Escola Municipal Hugo José Camelo Lima elaboraram com a participação dos alunos o projeto “Prevenir para construir uma sociedade mais justa”.

Coordenado pelo professor de Química, José Pereira Barbosa, o projeto foi iniciado no último mês de setembro. Os trabalhos também contaram com o aval da direção da escola, que funciona há 48 anos e tem quase dois mil alunos matriculados e um corpo docente formado por 62 professores.

José Pereira conta que as atividades tiveram caráter interdisciplinar, com a participação de educadores de todas as disciplinas e de especialista na área da Psicologia.

 

Durante a elaboração do projeto, os alunos escolheram os temas, com a confecção de cartazes, escolha de filmes, produção de textos e letras de músicas, até a criação de paródias, sempre com o tema os perigos do uso de drogas como foco principal das atividades.

O professor revela, ainda, que a apresentação dos grupos ocorreu no último dia seis deste mês, e ao final de cada apresentação, os jovens ganhavam pontos extras na avaliação das disciplinas.

Para a professora Marilene Júlia, que leciona há 21 anos na escola, o projeto demonstra o interesse da unidade de ensino em debater temáticas e encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos jovens.

“Foi tudo muito proveitoso, mas uma coisa que chamou a atenção foi o depoimento de um ex-viciado em drogas”, lembra o aluno Israel Henrique, 17, que estuda na 5ª série B.

A secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, elogiou a iniciativa da direção, professores e alunos da Escola Hugo Lima.

“Projetos dessa natureza mostram que estamos atentos para o problema. Com a participação de todos os alunos e professores, a escola cumpre o seu papel para despertar a consciência coletiva sobre situações reais do cotidiano de nossa sociedade”, destacou a secretária.

A próxima etapa do projeto prevê a realização de atividades em sala de aula, com apresentações de trabalhos voltados para a defesa do meio ambiente, educação no trânsito e sexualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *