Procon lança cadastro de fornecedores mais reclamados
Reclamações Fundamentadas
O Código de Defesa do Consumidor-CDC determina que os Procons divulguem o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, onde deve constar a relação de todos os fornecedores que receberam reclamação, e a indicação se as mesmas foram ou não atendidas pelos fornecedores. Ficam excluidas desta relação as reclamações julgadas improcedentes, ou seja, que o consumidor desistiu da reclamação ou que a Assessoria Jurídica do Procon entendeu que o fornecedor não cometeu prática abusiva.
Ao fazer esta divulgação, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Arapiraca, cumpre as disposições do artigo 44 do CDC e auxilia os consumidores na escolha dos fornecedores de produtos e serviços. Assim como existe o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC que ajuda os fornecedores a identificar os consumidores mau pagadores, o cadastro das empresas mais reclamadas auxilia o consumidor a identificar os fornecedores que costumam descumprir as normas de defesa do consumidor.
CADASTRO DE RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS DO PROCON ARAPIRACA SETEMBRO/08 a AGOSTO/09
O Procon Arapiraca está lançando o primeiro Cadastro Anual de Reclamações Fundamentadas, referente ao período compreendido entre novembro de 2008 e agosto de 2009.
Este cadastro constatou que as maiores reclamações do consumidor arapiraquense versa sobre cartão de crédito, que lidera a lista com cobranças indevidas. Em seguida vem problemas com telefonia celular, produtos, assistências técnicas e serviços públicos de água e energia elétrica. Os dez primeiros fornecedores da lista encontram-se elencados abaixo. Para ter acesso a lista completa clique aqui.
FORNECEDOR |
RECLAMAÇÕES |
Credicard Citi |
14,5 % |
Tim Nordeste |
12,9 % |
Lojas Maia |
11,8 % |
Eliezer Eletrônica |
11,8 % |
Laser Eletro Magazine |
10,7 % |
Samsung |
9,1 % |
CASAL |
8,0 % |
Eletro Shopping |
7,5 % |
Arnolita |
6,9 % |
CEAL |
6,4 % |