Procon Arapiraca apreende produtos vencidos em supermercados
O Serviço de Fiscalização do Procon de Arapiraca realizou, entre os dias 8 e 18 deste mês , uma operação nos supermercados da cidade, com o objetivo de apreender produtos vencidos expostos à venda.
Os fiscais do Procon, que contaram com a colaboração de agentes da Vigilância Sanitária do Município, visitaram diversos supermercados e encontraram produtos alimentícios como carne (70 quilos), presunto, mortadela, peixe, mocotó, iogurte (50 unidades), biscoito (59 unidades), cerveja (50 latas), água mineral, achocolatado, miojo e ração animal vencidos.
Mas também foram encontrados diversos produtos de higiene pessoal com o prazo de validade expirado, como sabonete, higienizador bucal, condicionador de cabelos, absorvente, creme alisante, tintura de cabelo e tinta de tecido. Todos estes produtos foram descartados no aterro sanitário de Arapiraca.
“Estes produtos são altamente nocivos para o consumo, e podem acarretar problemas seriíssimos a saúde que varia de uma simples preocupação emocional ou econômica ao óbito do consumidor que ingerir ou utilizar tais produtos impróprios para o uso ou consumo”, afirmou a Fabiana Ide, diretora do Serviço de Fiscalização.
Um problema gravíssimo que foi constatado foi de um fornecedor que colocou um adesivo sobre a data de vencimento original impressa na embalagem do produto vencido, com a clara intenção de induzir em erro o consumidor. Este fornecedor expôs à venda tinta de tecidos válidas até o ano 2006, no entanto, colou uma outra data sobre a original, levando o consumidor a pensar que ainda estava válido.
A coordenadora-executiva do Procon, Luciana Régia, alertou que “expor à venda produtos vencidos constitui crime de acordo com o inciso IX do artigo 7º da Lei Federal 8.137/90, e a pena nestes casos varia de 2 a 5 anos de detenção”. Régia disse ainda que os fornecedores foram “autuados e receberão multas em torno de dois mil reais, uma vez que são primários, mas que se o problema voltar a acontecer a multa será bem mais elevada”.
O consumidor deve ter cuidado na hora da compra e lembrar sempre de verificar a validade. E caso identifique algum produto com prazo de validade vencido, deve denunciar o fato ao Procon, através do telefone: 3522-1010 ou diretamente na sede do órgão localizada na Rua São Francisco, 133 – Centro, em frente ao Hospital Regional.