19 de agosto de 2009

Maria Adélia faz palestra em Arapiraca

 

 

O Auditório Dona Bezinha, no Campus da Uneal, ficou superlotado de professores, alunos e convidados, na noite desta terça-feira (18), durante a realização da palestra da professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP), Maria Adélia Aparecida de Souza- um dos maiores nomes da Geografia Contemporânea no Brasil.

Doutora em Geografia pela Universidade de Paris, entre outros títulos, Maria Adélia de Souza foi aluna do filósofo e pai do Existencialismo, Jean-Paul Sartre, e amiga do cientista e geógrafo brasileiro Milton Santos.

A palestra fez parte da conferência "Geografia e Territórios da Fome", promovida pelo Núcleo de Estudos Josué de Castro, juntamente com o Centro Acadêmico (CA) de Geografia do Campus da Uneal em Arapiraca.

 

O evento contou com a presença da reitora Laudirege Fernandes; da pró-reitora de Extensão, Ângela Leite; as diretoras dos campi de Arapiraca, Rejane Viana, e de Palmeira dos Índios, Rosa Medeiros, e dos professores Márcio Cataia (Unicamp/SP); Antônio Alfredo Carvalho e Washington Viana, entre outros educadores da Uneal.

No início da palestra, os alunos do curso de Geografia fizeram uma homenagem a Maria Adélia Souza, que recebeu uma placa com seu nome.

 

Bastante emocionada, a mestra da Geografia brasileira agradeceu o convite formulado pelos alunos e professores da Uneal. "Essa é a primeira homenagem que recebo em minha vida acadêmica. Quero agradecer, mais uma vez, a todos e já me sinto uma profesora da Uneal", afirmou ela.

Em seu pronunciamento, a reitora Laudirege Fernandes parabenizou os organizadores da Conferência e destacou a trajetória de vida da professora Maria Adélia Souza. "É uma honra para nós recebermos uma pessoa que dedicou e ainda tem dedicado sua vida para a Educação e, especialmente, para a Geografia e o desenvolvimento de nosso país", completou a reitora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *