10 de agosto de 2009

Aberta Conferência Municipal de Educação

 

Com o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégia de Ação”, teve início na tarde desta segunda-feira, 10, no auditório da escola em Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, a I Conferência Municipal de Educação.
O evento reunirá até a próxima quarta-feira professores, estudantes, pais, gestores pedagogos e coordenadores para discutir estratégias melhorias na educação em Arapiraca, além de levar as sugestões para a conferência nacional, que ocorre em abril de 2010.
Participaram do encontro: o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), a secretária municipal de Educação, Ana Valéria, a vereadora Graça, a presidente do conselho municipal, Juraci Pinheiro, a presidente do conselho estadual, Maria Gorete Amorim, representantes de vários segmentos, entre outras autoridades.
No discurso de abertura, a secretária Ana Valéria lembrou do compromisso do prefeito Luciano Barbosa em enfatizar a educação na sua gestão. Segundo ela, a primeira conferência é um avanço que demonstra a vontade de luta. “Sociedade digna e justa só é feita através da educação”, disse.
Maria Gorete ressaltou o que já foi feito durante a administração de Luciano Barbosa e os desafios que a cidade ainda passará. Para ela, os debates e sugestões da conferência são dirigidos para os estudantes. “Os desafios são enormes. Melhorou muito a educação de Arapiraca, mas ainda falta. Os estudantes são a nova esperança e esse encontro é em prol deles”, completou.
Já Luciano Barbosa afirmou que o principal objetivo é discutir políticas públicas que fortaleçam a educação em todo o país. O prefeito pediu que a educação fosse tratada como prioridade nos governos, para que a sociedade se organize. “Sei que os que estão aqui são comprometidos com a educação. Tem tradição de luta. Vamos colaborar e contribuir para o debate, para que essa conferência seja uma plataforma voltada para a educação nacional”, frisou.
“Acho que o governo Federal e a conferência nacional tem muito que saber de Arapiraca. Temos muito o que caminhar e contribuir. Os avanços ainda são poucos, para o que queremos fazer. O meu compromisso é absolutamente o mesmo do que quando fui secretário da pasta. Todo esse vigor que a categoria possui será importante para os avanços”, afirmou.

Barbosa ainda enfatizou a necessidade de haver encontros entre professores, pais e alunos para que sejam debatidos o futuro da educação. “Queremos uma sociedade muito mais justa e a solução é a educação. O poder econômico é injusto e para mudarmos esse quadro é através do ensino”, falou o prefeito, concluindo que a bandeira de luta do povo brasileiro já foi aberta.

Na ocasião, alunos das escolas Benildo Barbosa Medeiros e Djalma Mateus Santana fizeram apresentações culturais de balé, flauta e hip hop. No final do evento será redigido um documento com as diretrizes resultantes dos debates. Também serão escolhidos os delegados que irão para a conferência estadual.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *